Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas15
    • Leitores394
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Um Lugar Perigoso (Espinosa #11) -

    Luiz Alfredo Garcia-Roza

    Companhia das Letras
    2014
    264 páginas
    8h 48m
    ISBN-13: 9788535924893
    Português Brasileiro
    3.5
    131 avaliações
    Leram213Lendo15Querem162Relendo0Abandonos4Resenhas15
    Favoritos4Desejados162Avaliaram131

    Nova saga do delegado Espinosa tem como personagem um professor com uma síndrome rara e leva a investigação para o mais perigoso dos lugares: o interior da mente humana. São muitos os lugares perigosos deste livro. O primeiro é o próprio Rio de Janeiro, onde a história se desenrola. Como de costume nos romances de Garcia-Roza, a cidade é protagonista e sua geografia se torna parte indissociável da trama. Outro lugar de perigos insondáveis é a memória do professor Vicente, figura central neste enredo. Afastado da universidade em razão de problemas de saúde, ele passa os dias em casa e ganha a vida como tradutor, numa rotina aparentemente tranquila. Até que se depara com uma lista cheia de nomes de mulheres. Quem são elas? Foram suas colegas na universidade? Alunas? Por que ele as reuniu numa lista e que relação manteve com elas? São questões que ele não tem como desvendar, pois sofre de uma síndrome em que as lembranças se apagam e a imaginação toma o lugar dos fatos. Vicente busca a ajuda do delegado Espinosa para descobrir o paradeiro das mulheres listadas. Mas a investigação traz à tona os cantos obscuros de sua mente e pode revelar a origem de crimes que nada têm de imaginários. Na décima primeira aventura do delegado Espinosa, Garcia-Roza mostra por que é um dos renovadores do gênero policial no Brasil e um de seus artífices mais talentosos.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (15)Ver mais
    Leila de Carvalho e Gonçalves  picture
    Leila de Carvalho e Gonçalves 17/07/2018Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    A Síndrome De Korsakov

    Aos sessenta anos, o psicólogo e filósofo Garcia-Roza decidiu abandonar a vida acadêmica, para dedicar-se exclusivamente a um sonho: escrever romances policiais. Uma estréia tardia que há 18 anos vem angariando rasgados elogios e uma crescente lista de admiradores. Prova é, "Um Lugar Perigoso", seu décimo primeiro lançamento. Nesse novo livro, o delegado Espinoza está às voltas com mais uma investigação, provavelmente, uma das mais complexas que já esteve envolvido. Para quem não o conhece, ele foge de todos os clichês: trata-se de um lintelectual, leitor refinado, que prima pela vida regrada e uma conduta impecável. Curiosamente, pela primeira vez, ele não aparece como protagonista. Quem rouba a cena é Vicente Fernandes, um professor universitário aposentado que sofre de um distúrbio chamado síndrome de Korsakov, isto é, uma forma de amnésia que deixa falhas, verdadeiros buracos na memória, que o portador cobre com histórias inventadas que passam a fazer parte de suas lembranças. O problema é que Fernandes anda desconfiado que possa ser um assassino serial. Em seus delírios, ele vê a imagem de uma mulher mutilada e para piorar, acaba de encontrar uma lista de de nomes desconhecidos que talvez seja um indício de quem são suas vítimas. Nessa narrativa, o leitor não faz ideia onde acaba a realidade e começa a imaginação do professor que. aparentemente, gasta todo seu tempo, traduzindo contos de terror de Edgar Allan Poe para uma editora. Nada mais perturbador para quem está diante desse dilema... Mais um bom livro de Garcia-Roza, recomendo. "É muito mais difícil nos livrarmos dos cadáveres produzidos pela nossa imaginação do que de cadáveres reais que já enterramos." (Delegado Espinoza)

    5 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.5 / 131
    • 5 estrelas20%
    • 4 estrelas28%
    • 3 estrelas34%
    • 2 estrelas14%
    • 1 estrelas4%
    Luiz Alfredo Garcia-Roza profile picture

    Luiz Alfredo Garcia-Roza

    Luiz Alfredo Garcia-Roza nasceu em 1936, no Rio de Janeiro. Formado em filosofia e psicologia, é autor de vários livros nessas áreas. Renomado autor de ficção policial, criou o delegado Espinosa. Seu romance de estréia, O Slilêncio da Chuva, recebeu os prêmios Nestlé e Jabuti em 1997. É autor de O Silêncio da Chuva (1996), Achados e Perdidos (1998), Vento Sudoeste (1999), Uma Janela em Copacabana (2001), Perseguido (2003), Berenice Procura (2005), Espinosa Sem Saída (2006), Na Multidão (2007), Céu de Origami (2009),Fantasma (2012),Um lugar perigoso (2014) e A última mulher (2019). Faleceu no dia 16 de Abril do ano de 2020 em decorrências de uma doença neurológica que o deixou internado há mais de um ano.

    45 Livros
    146 Seguidores
    RJ, Brasil

    Luiz Alfredo Garcia-Roza