Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas5
    • Leitores328
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Estado e soberania - Ensaios sobre política e cristianismo

    Herman Dooyeweerd

    Vida Nova
    2014
    160 páginas
    5h 20m
    ISBN-13: 9788527505895
    Português Brasileiro
    4.1
    74 avaliações
    Leram113Lendo13Querem195Relendo0Abandonos7Resenhas5
    Favoritos7Desejados195Avaliaram74

    Uma das marcas mais visíveis do cristão evangélico é o compromisso inegociável de se manter fiel às Escrituras e de transmitir a cosmovisão cristã ao nosso mundo contemporâneo de uma maneira que faça sentido às pessoas. Na busca por manter esse compromisso no contexto da política e da teoria geral do Estado, o filósofo holandês Herman Dooyeweerd é sem dúvida uma das fontes mais inspiradoras. Em Estado e soberania, o leitor encontrará dois ensaios desse importante filósofo cristão: 1. A ideia cristã do Estado, discurso proferido no dia 3 de outubro de 1936 para a juventude antirrevolucionária, e 2. A disputa sobre o conceito de soberania, discurso proferido em 20 de outubro de 1950, por ocasião do 70.o aniversário da Universidade Livre de Amsterdã, da qual Dooyeweerd naquela época foi reitor. O livro conta também com uma excelente introdução dos professores dr. Leonardo Ramos e dr. Lucas G. Freire ao pensamento político de Dooyeweerd, além de um glossário traduzido e expandido por Guilherme V. R. de Carvalho, de termos técnicos e de neologismos do filósofo.

    Resenhas (5)Ver mais
    Rodrigo Dias picture
    Rodrigo Dias15/08/2022Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Dooyeweerd é Dooyeweerd

    A presente obra é muito enriquecedora, apesar de não ser uma porta de entrada para o pensamento do autor. Porém ainda assim temos um pouco de sua concepção de Estado e soberania das esferas. O livro é resultado de duas palestras de Dooyeweerd. A primeira, “A ideia cristã do Estado”, proferida em 3/10/1936 para a juventude antirrevolucionária, e a segunda, “A disputa sobre o conceito de soberania”, em 20/10/1950, no 70° aniversário da Universidade Livre de Amsterdã. O primeiro artigo é muito interessante. O autor demonstra, por meio da filosofia da ideia cosmonômica, uma redenção da esfera política por meio da igreja invisível - o Reino de Deus. O segundo é uma análise jurídica e histórica do conceito de soberania. O livro ainda conta com um glossário com os termos técnicos de Dooyeweerd, o que ajuda com a leitura. “preservar a soberania de cada uma das esferas é vital para o bem-estar da sociedade”.

    3 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 74
    • 5 estrelas34%
    • 4 estrelas36%
    • 3 estrelas24%
    • 2 estrelas5%
    • 1 estrelas0%
    Herman Dooyeweerd profile picture

    Herman Dooyeweerd

    Foi um filósofo reformado holandês, fez significativas contribuições para a filosofia e para o pensamento teórico de modo geral. Dentre elas estão a discussão sobre diversidade e coerência em nossa experiência cotidiana da realidade, as condições transcendentais para o pensamento teórico, e a relação necessária entre religião e teoria. Esse conjunto de aspectos tem encontrado aplicação em análise prática, pesquisa e ensino em diversas áreas.

    11 Livros
    17 Seguidores
    Amsterdã, Holanda

    Herman Dooyeweerd