O autor relata de forma prática e objetiva o assunto da imaturidade e aborda pontos importantes e que podem transformar a vida de um Cristão, se aplicado estes ensinamentos. Segundo Marcelo Bigardi, a imaturidade paralisa homens e mulheres de Deus.
A imaturidade apresenta alguns estágios:
Quando somos pequenos, ainda crianças, nesta fase não queremos confronto. Pelo contrário queremos conforto.
E o autor ainda alerta: Quem plantar imaturidade, colherá imaturidade, e isso terá várias complicações.
Já na fase adulta – não lutamos apenas para ganhar a batalha, e sim vencer as consequências da batalha. Há uma luta, a batalha contra o orgulho. Isso aconteceu com Davi que venceu várias batalhas, mas não cuidou do orgulho que tinha por ser um vencedor.
Além disso, adultos precisam prestar contas e enfrentar oposições. Temos que aprender a ouvir não. O não de Deus visa o nosso bem.
Bigardi faz um questionamento muito interessante; “Você já parou para pensar o que seria da sua vida se Deus dissesse sim para todas as vezes que você pediu algo para Ele?
O livro vencendo a imaturidade também faz um comparativo entre clientes e embaixadores e trás esta reflexão para nossa vida com Deus. Onde muitas vezes se achamos clientes e exigimos algo de Deus quando na verdade somos embaixadores do Reino Dele e ai nosso papel muda.
Conforme dito pelo autor na pag 37 “Embaixadores geralmente percebem que a vida os ensina a serem guerreiros desde cedo. “ Ex 21.3.
Embaixadores, olham para a frente e para o futuro. E continua:
Embaixadores não tem preguiça de estar na presença do Rei. Dão um jeito na agenda e se organizam. Tem interesse e compromisso com o Reino
Já os clientes, não aceitam isso, dizem, eu quero porque quero
Quanto maior a luta, maior a vitória e a superação!
Pr Bigardi incentiva os leitores a lerem o livro O vinho novo é melhor, de Robert Thon.
E ainda orienta que uma das formas de vencer a imaturidade é distinguir quais são as vontades de Deus.
A boa vontade de Deus é quando você sabe que esta fazendo aquilo que Deus te mandou fazer.
O autor relata do tempo em que estava em uma pequena igreja e pastoreava praticamente somente senhoras e perguntava para Deus, onde estariam os jovens. Mas hoje ele entende que aquele não era o tempo dos jovens. Conta também de como Deus prometeu que o usaria nos EUA e fala do trabalho feito com as crianças com a Turma do Biga e que este trabalho já foi traduzido para diversos países.
Segundo ele, nós precisamos entender que Deus pode fazer em um dia o que nós tentamos fazer a vida toda. E que para Deus o importante é obediência e persistência.
A agradável vontade de Deus tem a ver com generosidade. Ou seja, precisamos ter um coração generoso a dar, pois quando entramos na vontade agradável de Deus, nós não nos corrompemos.
E a perfeita vontade de Deus, segundo o autor é quando passamos pelos outros dois estágios e a perfeita vontade de Deus visa sempre o benefício do próximo.
Nós precisamos fazer o que é certo, mas também precisamos saber qual é a hora de fazer.
Riscos da imaturidade:
A imaturidade só vê o seu lado, precisamos vencer a imaturidade!
A imaturidade é egoísta. Vive pedindo, nunca dá.
A imaturidade não consegue ver o que é mais valioso. As pessoas trocam o que é precioso por aquilo que é momentâneo. Tudo que é precioso na vida tem um preço.
A imaturidade acaba levando as pessoas a serem desleais com autoridade.
A imaturidade confunde intimidade com liberdade.
A imaturidade leva a precipitação.
A imaturidade faz fugir da prestação de contas.
A imaturidade não consegue olhar para o futuro.
A imaturidade atrai pessoas imaturas.
A imaturidade trará um peso maior sobre a sua vida.
A imaturidade irá te envergonhar lá na frente.
A imaturidade te levará a solidão – Lc 15.16 b
Porém o autor alerta para o lado bom de tudo isso;
A imaturidade tem cura; quando identificada e corrigida, a imaturidade te fará mudar de ruma na vida.
A sequencia do livro apresenta um detalhe a respeito da história do filho pródigo, mas o Pr Bigardi explica algumas características de cada um dos personagens desta história e trás riqueza e ensinamentos interessantes.
Um destes pontos mais impactantes foi a respeito da ansiedade do filho, e continua:
Ansiedade é quando queremos algo antes do tempo. E fala também de perseverança, que é não desistir antes do tempo.
Um outro ensinamento importante é “Aumente a quantidade de vaquinhas na sua fazenda, ao invés de chorar pelo que aconteceu de ruim. Invista no que pode mudar seu futuro. Quanto mais vaca melhor, mais leite.”
O livro tem como base histórias como de Davi, José, Daniel e Noé, e sobre Nóe aprendemos que ele era:
Justo, integro, tinha intimidade com Deus e era um homem produtivo.
Bigardi nos questiona no final do capítulo:
O que a crise fez com você? Ela promoveu justiça? Te fez andar em integridade ? Produziu intimidade com Deus? Te fez mais produtivo?
O autor ainda da o exemplo de Paulo e que ele teve atitudes dignas após ter um encontro verdadeiro com Deus. E reforça alguns pontos:
Adore mesmo quando tudo parecer contrário.
Deixe vir para fora o que esta dentro de você.
Ao fim do capítulo 10, Bigardi novamente faz perguntas:
O que os desafios da vida tem feito você tornar-se?
Um exemplo de desistência ou fracasso? Ou um exemplo de fé? De superação? Nossos desafios existem para serem vencidos , e para com isso, contagiar mais pessoas para que possam vencer também.
Ele continua o livro dizendo que somos frutos do que nos mesmos acreditamos, e naquilo que colocamos o nosso coração. E que colocamos o nosso coração naquilo que nos atrai.
O livro é na verdade uma fonte rica de ensinamentos voltados para a fé, conhecimento, sabedoria e vida com Deus, regrada e cheia de disciplina, passando por obediência e foco.
O autor finaliza dizendo que Deus não quer nos ver apenas feliz, mas feliz e realizado em tudo o que fizermos. Diz que somos o resultado de com quem andamos, do que escutamos e aprendemos.
Por isso o livro se tornou muito importante na minha caminhada!
Ele nos orienta a começar a vencer a imaturidade hoje. E que não enxerga mais problemas e sim desafios a serem superados. Suas experiências com Deus, com as pessoas e com o ministério, sua determinação, fé e obediência foram fundamentais para que vencesse a imaturidade e pudesse ensinar sobre o assunto. Nos orienta a ler outros livros e isso foi um outro ponto muito positivo.
Foi realmente um livro muito prático e de muito valor agregado a minha vida com Deus.