Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores169
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A Águia e o Dragão - Ambições Europeias e Mundialização no Século XVI

    Serge Gruzinski

    Companhia das Letras
    2015
    408 páginas
    13h 36m
    ISBN-13: 9788535925319
    Português Brasileiro
    3.9
    18 avaliações
    Leram40Lendo14Querem114Relendo0Abandonos1Resenhas2
    Favoritos2Desejados114Avaliaram18

    A partir do século XVI, o destino dos homens — quisessem eles ou não — se desenrolava num palco planetário. No início dos anos 1520, enquanto Magalhães velejava rumo à Ásia pela rota do Ocidente, Cortés se apoderava do México- -Tenochtitlán, e os portugueses, instalados em Malaca, sonhavam em colonizar a China. A águia asteca acabou sendo aniquilada, mas o dragão chinês eliminou os intrusos, não sem antes ter tomado os canhões deles. Esses dois episódios assinalam uma etapa determinante em nossa história. Pela primeira vez, seres originários de três continentes se encontram, enfrentam-se ou se misturam. O Novo Mundo se torna inseparável dos europeus que vão conquistá-lo. E o Império Celestial se impõe, por muito tempo, como uma presa inacessível. O historiador francês Serge Gruzinski narra esse confronto entre duas civilizações que contrastavam em tudo, mas que já fascinavam seus contemporâneos. Nesta nova e soberba exploração dos mundos do Renascimento, ele apresenta as engrenagens da globalização ibérica, que fez da América e da China parceiros indispensáveis para os europeus.

    Resenhas (2)Ver mais
    Wictória Peixoto  picture
    Wictória Peixoto 23/06/2022Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Bom

    É um bom livro pra quem gosta de história e principalmente história da América e Ásia, por meio de comparações, reflexões e fatos sobre os dois opostos, Gruzinski nos faz pensar na conquista. A escrita do Gruzinski é ótima e não é cansativa, mas uns capítulos depois da metade do livro fica bemm chato, ele começa e descrever DEMAIS e pra mim, ficou insuportável, tanto que larguei por meses e só terminei agora. Nos últimos 2/3 capítulos, o livro volta a ter uma escrita mais fluída. No geral, é um bom livro, recomendo bastante e quero ler outros do Gruzinski. Mas não se engane, é uma pesquisa histórica e não um livro de fantasia, você não vai achar nele coisas fabulosas, mas sim a REALIDADE HISTÓRICA, pra quem gostar da verdade e não dá fantasia de impérios e Cortés o incrível conquistador, vai adorar saber que na verdade ele era só um cara explorador que sozinho não teria sido nem metade do que foi! E a China, bom... sempre foi um grande dragão 🦅🐉

    9 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 18
    • 5 estrelas28%
    • 4 estrelas39%
    • 3 estrelas33%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Serge Gruzinski profile picture

    Serge Gruzinski

    Historiador e paleógrafo francês, é autor de diversas obras sobre o México colonial, diretor de pesquisa do Centre Nacional de la Recherche Cientifique e diretor de estudos na École de Haute Études em Sciences Sociales, em Paris.

    11 Livros
    11 Seguidores

    Serge Gruzinski