Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores47
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A conversão semiótica: na arte e na cultura

    João de Jesus Paes Loureiro

    EDUFPA
    2007
    234 páginas
    7h 48m
    ISBN-13: 9788524703768
    Português Brasileiro
    3.5
    5 avaliações
    Leram11Lendo4Querem32Relendo0Abandonos0Resenhas2
    Favoritos0Desejados32Avaliaram5

    Esta edição trilíngüe, de autoria de João de Jesus Paes de Loureiro, contribui para qualificar conceitualmente como conversão semiótica a mudança na qualidade do signo, no momento em que há uma perceptível re-hierarquização na função dominante. "O homem vive a remodelar de significações a vida, a fazer emergir sentidos no mundo em um processo de criação e reordenação continuada de símbolos intercorrente com a cultura. Vai redimensionando sua relação com a realidade num livre jogo com as situações e tensões culturais em que está situado. O homem cria, renova, interfere, transforma, reformula, sumariza ou alarga sua compreensão das coisas, suas idéias, por meio do que vai dando sentido à sua existência”. Assim, o poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro inicia seu novo livro, “A conversão semiótica: na Arte e na Cultura”, lançado recentemente em edição trilingüe (português/ inglês/ espanhol) pela Editora da Universidade Federal do Pará (Edufpa). Por Tatiana Ferreira.

    Resenhas (2)Ver mais
    Amapá e Amazônia picture
    Amapá e Amazônia17/03/2019Resenhou um livro
    3 (Bom)

    "Conversão Semiótica foi o conceito criado por Paes Loreiro para se referir à mudança na qualidade do signo no momento em que ocorre uma re hierarquização na função dominante. Resultou de observações e vivências na cultura amazônica, que apresenta transformações de fatos e objetos em várias situações. Ele cita como exemplo a cerâmica marajoara, que, dependendo da função, pode ser considerada arte ou objeto sagrado, utilizado em rituais. Da mesma forma, o boto pode ser um mamífero aquático ou uma figura humana sobrenatural, enquanto que a bandeira do açaí pode representar sua venda em determinado local ou objeto artístico, de acordo com sua utilização. Nas aulas de Semiótica e Estética, o professor sentiu necessidade de explicar essa transformação com clareza aos estudantes. A partir da leitura de outros autores, que possibilitou uma dimensão teórica às suas observações na cultura e nas artes, Paes Loureiro concebeu o conceito, detalhadamente explicado na nova obra. "Com exemplos de várias situações culturais, em várias épocas, procuro demonstrar a universalidade e o caráter científico do conceito de conversão semiótica", explica o professor." TATIANA FERREIRA

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    3.5 / 5
    • 5 estrelas20%
    • 4 estrelas40%
    • 3 estrelas20%
    • 2 estrelas20%
    • 1 estrelas0%
    João de Jesus Paes Loureiro profile picture

    João de Jesus Paes Loureiro

    João Jesus de Paes Loureiro (Abaetetuba, 23 de junho de 1939) é um escritor, poeta e professor universitário brasileiro. Professor de Estética, História da Arte e Cultura Amazônica, na Universidade Federal do Pará. Mestre em Teoria da Literatura e Semiótica, PUC/UNICAMP, São Paulo e Doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne, Paris, França. (Via Wiki)

    21 Livros
    5 Seguidores
    Pará, Brasil

    João de Jesus Paes Loureiro