Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas6
    • Leitores276
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Sem vista para o mar -

    Carol Rodrigues

    Edith
    2014
    124 páginas
    4h 8m
    ISBN-13: 9788566423198
    Português Brasileiro
    3.6
    71 avaliações
    Leram99Lendo5Querem171Relendo0Abandonos1Resenhas6
    Favoritos6Desejados171Avaliaram71

    Sem vista para o mar, reunião de vinte e dois contos ficcionais, foi escrito por Caroline Rodrigues, ganhadora do Jabuti 2015 e premiada pela Biblioteca Nacional. A linguagem usada no livro não é apenas o meio de transmitir as histórias; ela possui, em si mesma, uma vivacidade e fluidez que embala a leitura. Através dela aproxima, em unidade de comunicação, os personagens apresentados em cada conto (muito diferentes entre si). Neste livro não existe visão dicotômica de mundo: a autora, antes, se preocupa em pincelar suas personagens, sempre multifacetadas, com qualidades que vão além de um discurso moral, econômico ou social. Por mais que a concretude das realidades apresentadas seja parte inerente da história, não funcionam como ponto de partida. Os contos são também permeados de imprevistos, encontros e desencontros - tanto em nível de trama quanto de experiência do leitor. É inclusive possível se deparar com personagens recorrentes, que aparecem em mais de um conto. A experiência literária e sensível em Sem vista para o mar, livro contemporâneo, nacional e premiado, é única e estimulante na medida em que nos faz cruzar, entre tantas personagens e vidas, com identidades que nos soem familiares.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (6)Ver mais
    Raul Coutinho picture
    Raul Coutinho05/01/2023Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Quadros postos

    Um universo de imagens que montam uma narrativa. Essa forma de contar, que de início estranha, é resolvida no término de cada conto independente do fim. A quebra do encadeamento entre as frases traz novas possibilidades, tão qual a ideia da marcação de diálogo. E faz sentido não avisar seu vizinho se você vai pedir um pouco de arroz, ele não espera a visita, assim como o ouvinte não espera sentado ouvir algum: hoje tá frio né. Não, as vozes simplesmente acontecem. É preciso ter coragem pra navegar de forma experimental, seja na forma ou nos temas nos contos. Salvo o juízo de valor, Sem vista para o mar é incrível. O meu xodó desse livrinho. Muito foda! Super aconselhado a quem trabalha com escrita estudar e debruçar na técnica que a Carol Rodrigues arrisca. Os fortes pontos contrastam, na minha experiência, aos fracos que é por conta do estranhamento da forma. É inovadora, porém, exigível uma paciência maior pra interpretar os Quadros postos, e isso é com o leitor a quem lhe lança uma "bola na fogueira".

    5 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.6 / 71
    • 5 estrelas23%
    • 4 estrelas30%
    • 3 estrelas25%
    • 2 estrelas18%
    • 1 estrelas4%
    Caroline Rodrigues profile picture

    Caroline Rodrigues

    Carol Rodrigues é escritora e produtora cultural. Estudou cinema e fez mestrado em performance na Holanda. Aos trinta anos, publicou seu primeiro livro de contos, Sem vista para o mar (Edith, 2014), que arrebatou duas das mais importantes premiações literárias do país: o Prêmio Jabuti e o da Fundação Biblioteca Nacional. Em 2017 publicou a novela digital ilhós (e-galáxia). É formada em Imagem e Som pela UFSCar e tem mestrado em Estudos de Performance pela Universidade de Amsterdam. Nasceu no Rio de Janeiro e vive em São Paulo.

    4 Livros
    6 Seguidores
    Rio de Janeiro, Brasil

    Caroline Rodrigues