PORTAL DA ESCURIDÃO DO MEU OLHAR; livro publicado em 2012, PDEDMO, foi o primeiro livro lançado pelo poeta, resultado de uma coletânea de 5 anos a escrever poemas, para um blog que hoje não existe mais. O livro tem o que de melhor que o poeta escreveu ao longo desses 5 anos. É dos livros publicados o mais vendido sobre o fato o poeta diz “O público é dos críticos o mais importante, sendo um fato o sucesso da publicação posso dizer que me sinto feliz e realizado”.
O livro está dividido em três partes: amor, morte e tristeza. Na qual os poemas estão segregados. Ao todo o livro conta com 126 páginas e mais de 50 poemas.
Amor
A temática do amor é a que abre o livro. Nela encontramos poemas como Concentrado, Beijo ardente, Apaixonado, Alguém para amar, entre outros. Os poemas revelam um jovem perdido em mundo que ele mesmo desconhece e onde ele muda com certa frequência a sua visão desse mundo.
Os poemas são carregados de pessimismo ao mesmo tempo em que podemos ver uma esperança de um futuro melhor. Que o que nos revela o poema “Alguém para amar”. Na quarta estrofe é feita uma alusão ao livro “Casamento entre o céu e o inferno” de William Blake, à época inspirou o poeta por no seu titulo haver uma união entre os extremos. A paz do céu, com a guerra do inferno. A felicidade com o desespero.
E olhar para o futuro se traduz esteticamente no poema “Crescente” onde o poeta utiliza uma forma bem peculiar de escrever o poema. O poema tem oito estrofes cada uma delas tem o seu número de versos ao qual corresponde, por exemplo, a primeira estrofe tem um verso, a segunda tem dois, a terceira tem três e assim sucessivamente.
Vale destacar ainda o poema “Crepúsculo do amor eterno” esse poema ele teve várias versões sendo a primeira em 2008 e a última em 2011. No poema é possível ver como o poeta evolui ao longo dos quatro anos que antecedem a publicação do PDEDMO.
Morte
A segunda parte do livro é com poemas sobre a morte. Nos poemas da segunda parte como nos poemas da primeira e terceira parte. Ficam evidentes as influencias de poetas como Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Cruz e Sousa, Lord Byron e outros.
Os poemas têm uma temática mais macabra ou então os poemas revelam uma culpa, um peso que só é aliviado com a morte.
Na segunda parte podemos encontrar poemas como “Matando o morto, Morcego, Pecado, Poema de vida e morte” entre outros.
O destaque fica para o poema “Necrofilia”. Que parte a partir de uma estória macabra de um homem que à noite visita os cemitérios para ter relações sexuais com os cadáveres que lá então enterrados.
Destaque também para o poema “Leito”. Que foi escrito em 2010 e foi o primeiro poema em que o poeta usou rimas para escrever. Esse poema foi declamado por Maria de Jesus Almeida, no programa “Encontro com a poesia” da Rádio Educativa de Alagoas. O poema conta a estória de homem, que ao perder sua amada, perde também o gosto pela vida, por isso, busca acabar com a própria vida para juntar-se com ela na morte.
Tristeza
A terceira e última parte do livro vem com poemas que falam sobre tristeza e afins. Na terceira parte a influência do poeta maldito ainda permeia a obra.
Aqui podemos encontrar poemas como “Saudade que mata, Loucura é felicidade, Mãe natureza, Amada escuridade” entre outros.
Vale destacar o poema “Tédio” que é apontado pelo poeta como o melhor poema que ele já escreveu. Poema de 2010. Tem quatro estrofes e fala sobre um homem que tenta esquecer a dor do passado mergulhando na esbornia. Mas mesmo ébrio ele se lembra da traição que sofreu e agora toda sua alma vive do tédio de uma vida sem o sabor da felicidade.
No poema “Humilhados e Ofendidos” temos um embrião de uma poesia social que só vai aparecer com mais força no livro “Maldição” de 2013. Esse poema nasceu a partir de uma encomenda para o seu professor de língua portuguesa Humberto Silva. Ele disse “Me traga um poema que fale sobre a greve dos professores”. Assim nasceu esse poema, nele o poeta usa uma linguagem muito subjetiva ao modo de Chico Buarque como lembrou o professor ao ler o poema. O poema tem criticas ao estado e ao país, porém, tudo muito subjetivo só uma leitura dentro de um contexto histórico faz-se compreender o que quer realmente dizer.
A 4º edição de Portal da escuridão do meu olhar, ainda conta com uma quarta parte que é intitulada “Outros poemas” onde o poeta expõe poemas que haviam sido esquecidos para edições anteriores.
Nessa quarta parte aparecem poemas como “No dia em que você partiu Felicidade, Câmara mortuária” entre outros.
Vale um destaque para o poema “Poema Sujo” que um poema com uma influencia de Bocage. Onde o poeta fala de um homem que transa com uma mulher que só pensa em sexo e que quer sexo o tempo todo. O poema tem uma linguagem forte e por isso ele foi excluído de vários lugares onde foi publicado para apreciação do público.
Sobre o livro o poeta e escritor José Guerra escreveu:
“Esta poesia desperta emoções, toca os sentimentos nas profundezas do nosso ser, onde nos supera e transcende. O romantismo e o lado sombrio das trevas elevam a dramaticidade que o estilo gótico bem evidencia e do qual também sou apreciador. O talento está lá e surpreende pela vivência poética que parece ter atravessado séculos de história.”
Para ter mais informação sobre o livro:
E para comprar o livro é só entrar no site do Clube de Autores e colocar o nome do livro na busca.