O livro é dividido em 28 capítulos e narrado em terceira pessoa.
Inicialmente, temos um rápido vislumbre dos pais do protagonista. David Ben Grimberg era um marinheiro que faleceu em combate contra os palestinos, deixando Shen Lin Yuan, uma atraente mulher, de uma família muito conceituada em Beijang, sozinha para criar o filho, Gus Lin.
Gus foi uma criança disciplinada e extremamente inteligente e quando alcançou certa idade, pediu à mãe para passar um tempo no Brasil, sob tutoria de Jacob Freichmann e sua esposa Sarael (Jacob era amigo de David), na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Enquanto estava no Brasil, Gus perde sua mãe abruptamente, vítima de um crime hediondo.
O jovem, que até então, já possuía um grande sentimento de raiva em seu interior, passa a ficar transtornado e objetiva apenas a vingança.
Em paralelo a essa trajetória, acompanhamos a história de alguns funcionários da Nestex, uma indústria, que, entre outras coisas, trabalha na distribuição de água. Rudolf Werner, o químico chefe da indústria, constata uma situação de emergência, e junto com Jacques Thiollier, um gerente geral e Oswaldo Monte da Silva, o diretor de Relações Internacionais, cria um plano para salvar a Nestex.
O problema é que para conseguir seus objetivos, esse trio precisa de um espião na China e é onde entra Gus. A partir desse instante, o leitor é levado a uma jornada que atravessa continentes, anos e demonstra o caráter de Gus diante das adversidades.
Gus é um protagonista que amadurece visivelmente. Inicialmente vemos um jovem lidando com a dor da perda das pessoas amadas da única forma que conhece: demonstrando raiva. Quando inicia seu trabalho de espião, ele ainda é movido por tal sentimento, porém, ao conhecer novas pessoas e analisar situações de maneira mais ampla, Gus também reflete sobre a sua vida.
Alguns pontos se destacaram na trama. Primeiramente, o fato de que o autor pegou um drama pessoal do protagonista e conseguiu inserir em um problema global, fazendo com que o leitor reflita sobre as situações por duas óticas diferentes: a busca da vingança de Gus e o problema que pode ou não afetar milhões ou até mesmo bilhões de pessoas.
O enredo é coeso e bem construído e a narrativa é um pouco lenta, graças as descrições. A linguagem é um pouco rebuscada e talvez fosse possível deixar alguns dos diálogos mais dinâmicos.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos, como por exemplo, nas páginas 19,21,31 e 46. A capa não combina muito com a história, mas o fundo amarelo chama a atenção.