O primeiro ponto a ser esclarecido, em se tratando deste livro, é que ele não se constitui em uma biografia abrangente da vida de Brizola, o que pode decepcionar algum leitor incauto. Trata-se, isso sim, como os autores advertem desde o princípio, de um livro de memórias, que abrange desde a saída de Brizola do Uruguai em 1977 até sua vitória nas eleições para governador do Rio de Janeiro em 1982. Um pequeno recorte, portanto.
O segundo ponto é que os autores estiveram juntos com Brizola no período apontado, atuando em diversas funções, sempre de modo a assessorar Brizola. Por isso é que se trata de um livro de memórias, o que tem seu lado positivo, dada a real convivência dos autores com Brizola. Mas também isso tem seu lado negativo, vez que os autores, por vezes, perdem-se de forma um pouco confusa no relato objetivo dos fatos, talvez mesmos por ser uma obra escrita a quatro mãos e desenvolvida por vários anos a fio.
Feitas tais ressalvas, é preciso admitir que a obra é muito interessante, principalmente, claro, para aqueles que admiram a trajetória do inigualável líder trabalhista, que infelizmente nunca conseguiu atingir seu objetivo máximo, a presidência do país. Mas o livro também é bastante atrativo para se conhecer mais os processos de redemocratização, anistia e pluripartidarismo que se concretizaram no Brasil na virada da década de 1970 para a década de 1980.
Entre vários temas, um dos mais notáveis é a abordagem da perda, em 1980, por decisão do TSE, da sigla histórica e getulista PTB para um grupo oportunista, o que levou o caudilho gaúcho literalmente às lágrimas, seguindo-se, de modo inexorável, a necessidade de organização de novo partido, que veio a ser o PDT.
Outra passagem memorável diz respeito ao retorno de Brizola do exílio, que perdurou por mais de 15 anos, em especial sua chegada a São Borja, onde ele discursou ao lado do jazigo da família Goulart, onde se encontrava já sepultado o ex-presidente Jango, e onde o próprio Brizola acabou por ser enterrado em 2004.
Em suma, ideologias à parte, o livro desvela parcialmente a vida e a obra de um autêntico estadista, que não pode jamais cair no esquecimento, mormente nos dias atuais, em que muitos "políticos" nada mais são do que meros influenciadores nefastos, buscando apenas "lacrar" nas redes sociais.