Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos1
    • Resenhas8
    • Leitores91
    • Similares2
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Amazônia Indígena

    Márcio Souza

    Record
    2015
    256 páginas
    8h 32m
    ISBN-13: 9788501103161
    Português Brasileiro
    4.3
    27 avaliações
    Leram40Lendo1Querem50Relendo0Abandonos0Resenhas8
    Favoritos3Desejados50Avaliaram27

    Conheça a fundo a história e a situação atual da Amazônia e dos índios que vivem na região. Com a bagagem de mais de quarenta anos de dedicação à cultura amazonense, Márcio Souza encarregou-se da tarefa monumental de reunir a mais recente pesquisa sobre a Amazônia e os índios da região, derrubando falsas ideias construídas por décadas de desinformação. Em capítulos curtos, de leitura fácil mas repletos de informação, Amazônia indígena fala das culturas primitivas da Amazônia, passando pelos horrores do processo colonial e dos sucessivos genocídios de indígenas que ocorreram na história do Brasil, até as atuais polêmicas ambientais. Os índios foram – e ainda são – bravos resistentes diante do poderio econômico e bélico das multinacionais e da destruição da floresta. Essencial para repensar a relação do Brasil com seus habitantes mais antigos, Amazônia indígena é uma densa e empolgante obra sobre o gigantismo da cultura dos índios e uma intensa reflexão sobre os rumos que o território amazônico está tomando.

    Similares (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (8)Ver mais
    Danielle Rodrigues picture
    Danielle Rodrigues31/03/2018Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Leitura obrigatória

    Que leitura!!!! Comecei a ler o livro me sentindo uma imbecil, e continuo com esse mesmo sentimento, por perceber que desconheço a história da raíz do nosso país, tão rica e que foi destruída em tão pouco tempo. Alguns capítulos desse livro servem facilmente para serem abordados em salas de aula, no lugar daquele lenga lenga de fatos sobre os colonizadores. É um soco no estômago atrás do outro, uma surra de fatos que desbanca qualquer argumento usado por políticos imbecís que, em pleno 2018, ainda são capazes de cultivar pensamentos e práticas genocídas da população indígena, marginalizando-os cada dia mais. Mais um livro que prova o quanto o capitalismo é perverso.

    3 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.3 / 27
    • 5 estrelas37%
    • 4 estrelas56%
    • 3 estrelas7%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Márcio Gonçalves Bentes de Souza profile picture

    Márcio Gonçalves Bentes de Souza

    Márcio Gonçalves Bentes de Souza é um escritor brasileiro, autor de diversas obras inseridas no ambiente sociocultural da Amazônia, tais como Mad Maria, Galvez, Imperador do Acre, Plácido de Castro contra o Bolivian Syndicate, Zona Franca, meu amor, Silvino Santos: o cineasta do ciclo da borracha, entre outras. Destacou-se também como cineasta e ensaísta (A selva; A expressão amazonense do neolítico à sociedade de consumo). Mais recentemente, tem-se dedicado a uma tetralogia sobre os anos em que a antiga Província do Grão-Pará, que fora durante todo o período colonial um Estado separado do Estado do Brasil, atravessou a série crise de sua anexação ao Brasil e de revoltas contra o poder do Rio de Janeiro e/ou contra a desigualdade social, de que padeciam sobretudo os negros e os indígenas.

    35 Livros
    27 Seguidores
    Amazonas, Brasil

    Márcio Gonçalves Bentes de Souza