Thomas Edison (Personagens que mudaram o mundo /Os grandes Cientistas) - Como um dos maiores inventores de todos os tempos levou a eletricidade para dentro de casa

    Anna Sproule

    Editora globo
    1990
    64 páginas
    2h 8m
    ISBN-10: 8525011304
    Português Brasileiro

    É muito difícil, hoje em dia, imaginar nossa vida sem a energia elétrica. Como ou\vir um disco, ver televisão, ir ao cinema ou simplesmente acender uma lâmpada? Pois todas essas facilidades, para as quais só damos atenção quando cai o abastecimento de energia, são o resultado da engenhosidade prática de um homem - Thomas Alva Edison. Antes dele as ruas e as residências e as fábricas tinham que ser iluminadas pelo trabalho manual de se acender uma a uma as luminárias alimentadas á gás. Qualquer atividade industrial era impraticável quando caia a noite. Edison não descobriu a eletricidade ou o telefone. Mas sua inventividade prática fez seu uso expandir-se por todos os lugares do mundo. Provavelmente, foi o maior inventor que o mundo já viu e legou-nos os princípios tecnológicos do mundo moderno. Esta história fascinante acompanha passo a passo a vida desse incansável inventor, documentando as ideias e criações que nos arrancaram da era do vapor e nos lançaram direto no século 20.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Elle Borges picture
    Elle Borges10/05/2024Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Graaande Thomas

    Uau. Foi como estar dentro do desenrolar de uma história da ficção científica. Pensar que tudo isso foi real é... uau! A autora trouxe pinceladas dos marcos mais importantes dessa figura icônica em formato semelhante ao das redações de revistas. Ela distribuiu algumas imagens: tanto de Edison, sua equipe, casa e esposas, quanto momentos e lugares que retratam onde ele cresceu, viveu, trabalhou e morreu. De acordo com contextos históricos, políticos, sociais, econômicos e tudo o mais de direito! Me surpreendi muito. Confesso que só conhecia Thomas Edison pela tal lâmpada elétrica (e fiquem sabendo que ele nem ficou famoso por isso), nunca me passou pela cabeça que seu nome só começou a ecoar por conta de sua criação primária, o fonógrafo - primeiro gravador de som do mundo - e de suas inúmeras contribuições aos projetos de outros inventores, como o telefone de Graham Bell. E com "contribuições" quero dizer ajustes e melhorias, tanto em qualidade quanto em praticidade. Outra coisa muito interessante (não posso deixar de enaltecer) é que: EDISON NÃO TERMINOU A ESCOLA, NEM FEZ FACULDADE!!! E quis ressaltar isso porque ainda existem muitas pessoas que acreditam na ideia de que gênios já nascem gênios ou que inteligentes são apenas os que tem formação (acho extremamente válido, até inspirador, mas tornar-se inteligente não necessariamente implica em ter uma). O brilhantismo de Edison veio através de sua determinação, autovalorização e de um livro de ciências que ganhou de sua mãe. Ele era confiante em si mesmo! Ainda que estudiosos zombassem dele: Edison se debruçava e nunca parava de sonhar e ir atrás de seus objetivos. Tá certo que ele acabou virando um "workaholic" kkk ficando um tanto obsessivo e até competitivo, mãs... nunca desacreditou de si mesmo. Só precisou de uma oportunidade e "voilà"! Fiquei pensando e, acho que se ele não fosse tão ambicioso em seus experimentos e gostasse de escrever...teria dado início ao gênero da ficção científica, porque sonhava com coisas muito doidas. Teve 1.093 trabalhos patenteados, 2 super famosos e fez mais de 10.000 testes incessantes para chegar em todos eles, mas ainda guardava espaço para projetos futuristas - tipo roupa íntima antigravidade kkk, imagine isso. São pessoas assim que considero inspiradoras, pessoas como Edison, Peyron e minha mãe - outras (não) célebres que lembrei enquanto lia. Todos que nunca saem da arena da vida até alcançar seus sonhos e metas, ainda que sejam loucos demais à vista do mundo.

    6 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4 / 9
    • 5 estrelas44%
    • 4 estrelas0%
    • 3 estrelas56%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%