Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores47
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O Imperialismo e a Crise da Economia Mundial - Textos sobre a crise de 29

    Leon Trotsky

    Editora Sundermann
    2008
    192 páginas
    6h 24m
    ISBN-13: 9788599156360
    Português Brasileiro
    4.6
    5 avaliações
    Leram6Lendo2Querem39Relendo0Abandonos0Resenhas1
    Favoritos1Desejados39Avaliaram5

    Nessa coletânea de textos, Trotsky analisa a economia mundial sob dois aspectos fundamentais: sob o impacto da crise de 1929, e sob a reorganização política dos países imperialistas e das classes sociais nas décadas do entre-guerras. Retira dessas análises conclusões fundamentais para o método marxista aplicado à economia.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Fabricio Rocha picture
    Fabricio Rocha25/11/2019Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    A leitura da semana . Na verdade trata-se uma releitura. Os clássicos nunca envelhecem. Atravessam anos, décadas e até séculos. Gerações diversas sempre aprendem algo novo com o contato com os clássicos . Estes escapam dos limites temporais e das fronteiras geográficas em que estão circunscritos . A literatura já estabeleceu esse entendimento para além de uma mera formalidade. Ela trata seus clássicos com o devido merecimento. Estão todos no panteão dos gigantes . Infelizmente no campo do marxismo e da esquerda não tem sido assim. Determinados autores são tratados como peças putrefatas de museu. São considerados itens arqueológicos . Isso quando não há uma parcial ou total ignorância da obra desses autores. Infelizmente revolucionários como Marx, Lênin e principalmente Trotsky são acometidos por esses ventos oportunistas da pós-modernidade que acabou encontrando guarita em todos os espectros da esquerda . Agradeçamos a academia e ao stalinismo. Não são os únicos responsáveis mas os principais . Podem nos objetar : " capitalismo mudou, o mundo evoluiu e não é mais o mesmo" Concordamos e por causa disso os clássicos são mais necessários do que nunca . Não para serem tratados com textos sagrados mas como guias que nos apresentam o melhor método de análise e que está em constante evolução e aprendizado. Os nossos incautos só esquecem que o Capitalismo ainda permanece incrustado na mesma contradição principal desde o seu nascimento. O acréscimo de novidades e qualquer possibilidade de mudança estrutural desse modo de.producao que não seja pela via revolucionária não excluirá o seu conteúdo de desigualdade . Resgatemos os clássicos! Até para que possamos compreender corretamente o que mudou eles são necessários. Relegar Marx, Engels , Lênin e Trotsky ao manuais dizem mais sobre as desculpas de uma esquerda que se acomodou do que o conteúdo das obras desses gigantes .

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    4.6 / 5
    • 5 estrelas80%
    • 4 estrelas0%
    • 3 estrelas20%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
     Lev Davidovich Bronstein profile picture

    Lev Davidovich Bronstein

    Foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do PCUS à morte de Lênin. Os primeiros tempos da União Soviética desempenhou um importante papel político, primeiro como Comissário do Povo (Ministro) para os Negócios Estrangeiros; posteriormente como criador e comandante do Exército Vermelho, e fundador e membro do Politburo do Partido Comunista da União Soviética. Afastado por Stalin do controle do partido, Trótski foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde veio a ser assassinado por Ramón Mercader, dito por alguns como agente de Stálin, e por outros como um trotskista fanático. As suas ideias políticas, expostas numa obra escrita de grande extensão, deram origem ao trotskismo, corrente ainda hoje importante no marxismo.

    59 Livros
    71 Seguidores

    Lev Davidovich Bronstein