Benedita Lima Cristófoli
Benedita Lima Cristófoli, nasceu em 28 de setembro de 1936 na pequena cidade de Luz em Minas Gerais, filha de Silvério Pacheco Lima e Avelina Francisca do Carmo.
Seu pai era agricultor e faleceu muito cedo, deixando as responsabilidades do lar e da fazenda para sua mãe que logo se casou novamente com José Joaquim de Araujo, pessoa que foi como um verdadeiro pai e que despertou em Benedita a vontade de conhecer histórias novas, com os contos narrados para os filhos e enteados nos fins de tardes na fazenda.
Mudou-se para Campo Mourão, no Paraná em 1961, junto com sua família e no segundo ano após sua vinda se casou.
Seu casamento, apesar de não ter sido como planejara, deu a Benedita o grande orgulho de sua vida, que são seus filhos, seus netos e bisnetos.
Mãe exemplar e dedicada foi responsável pela alfabetização dos filhos e pela admirável criação, na base de muito amor, tornando-os pessoas de bem, comprometidos com a vida e com pessoas a sua volta.
Para educar da melhor forma possível seus filhos, era preciso mais informação, foi então que decidiu procurar pela primeira vez, a biblioteca municipal, onde a princípio buscava livros pedagógicos , mas não tardou a encontrar os romances e também a filosofia. E, neste período encontrou seu grande amor pela leitura, que a acompanha até hoje.
Em 1986, ela e o então esposo se mudaram para o estado do Tocantins, e foi neste estado que, motivada pelas saudades dos filhos e dos netos, escreveu seu primeiro livro, "O Desenho do Céu". Uma literatura infantil.
Logo em seguida publicou seu segundo livro, um romance, chamado "O Mistério das Rosas Vermelhas".
Em 1995 sentiu a necessidade de voltar a estudar, sem o apoio do marido, resolveu se separar e retornar ao Paraná, onde em 1999 pode realizar seu grande sonho de concluir uma faculdade e se formou no curso de Pedagogia ma Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam).
E não parou por aí, Benedita também se especializou em Educação de Jovens e Adultos no projeto EJA, e teve a grande felicidade de ensinar a ler e a escrever a diversas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender quando eram jovens.
Em 1997, publicou seu terceiro romance, "O Reencontro" e no ano de 2000, o concurso Novos Escritores do Cone Sul divulga sua obra, dando destaque ao conto "O Vale das Borboletas".
Benedita também participou das antologias "Caminhos IN Vesos" do grupo AME, "Acadêmia de Letras de Campo Mourão" e "Expressões em Prosa e Versos" da Academia de Letras de Campo Mourão, da qual ocupa a cadeira de número 13.
Hoje, Benedita já pode desfrutar a vida com mais tranquilidade, dedicando seu tempo à boa cozinha, cuidando da sua saúde com exercícios e yoga, explanando a sua alegria diariamente, e mantendo a família sempre unida e preparando-se para lançar seu novo romance: "Asas do tempo".