Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas14
    • Leitores444
    • Similares3
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O marido dela (Coleção Folha: Grandes nomes da literatura #9) -

    Luigi Pirandello

    Folha de S.Paulo
    2016
    256 páginas
    8h 32m
    ISBN-13: 9788579492785
    Português Brasileiro
    3.9
    104 avaliações
    Leram131Lendo12Querem299Relendo0Abandonos2Resenhas14
    Favoritos5Desejados299Avaliaram104

    Nos primeiros anos do século XX, o casal Giustino Boggiolo e Silvia Roncella deixa a província para se fixar em Roma, capital da Itália recém-unificada. Ela é uma jovem escritora que começa a gozar de certa notoriedade, ele, um funcionário do Arquivo Notarial. Os dois logo passam a frequentar rodas de jornalistas, editores e celebridades romanas. Não por acaso a história começa com O banquete, em que ambos são apresentados a esse novo mundo. Giustino faz de tudo para promover a carreira da mulher, revelando um arrivismo ridículo e grotesco. Pressionada pelo marido a escrever incessantemente, Silvia acaba de fato triunfando, e Giustino larga o emprego para ser seu agente. O romance, porém, não é apenas uma sátira à acelerada mercantilização das artes: fosse assim, não seria Pirandello. Em sucessivas viravoltas, o narrador dá a ver os dispositivos que movem suas personagens e monta uma cena em que vida e representação se confundem, expondo cada um em sua solidão e incompreensão radicais. Maurício Santana Dias Professor da USP e tradutor

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (3)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (14)Ver mais
    Maria Clara Castro picture
    Maria Clara Castro06/08/2020Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Bem, é uma leitura difícil, meio cômica, meio azeda, melancólica... Eu gostei da história, do seu tempo e enredo, de sua proposta reflexiva... A única coisa que me incomodou um pouco foi que os personagens mais interessantes, reais e esféricos tiveram espaços limitados no texto, a maior parte das vezes aparecendo como figurantes, seus momentos de voz foram curtos se comparados aos dos outros personagens, mais caricatos. Esses, vale acrescentar, eram quase sempre muito desagradáveis. Eu reconheço que a existência de pessoas como eles (cegas pelo orgulho, vaidade, egoísmo, narcísicas) não é rara, mas chegou um momento, diante de algumas situações, em que eu esperava uma resposta mais humana deles. Principalmente de Boggiolo.. ao longo da obra, fui ficando convicta de que ele sofria de delírios de grandeza e autorreferência, que tinha essas ideias de forma mais acentuada do que alguém saudável poderia ter. Mas, mesmo com essa consideração sobre os personagens, reitero que gostei do livro como um todo.

    4 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 104
    • 5 estrelas25%
    • 4 estrelas41%
    • 3 estrelas29%
    • 2 estrelas4%
    • 1 estrelas1%
    Luigi Pirandello profile picture

    Luigi Pirandello

    Luigi Pirandello (1867-1936), Prêmio Nobel de Literatura em 1934, nasceu em Agrigento, na Sicília, transferindo-se mais tarde para Roma, onde deu início à sua carreira literária. É autor de uma vasta e variada obra, centrada na temática da identidade e numa singular visão do mundo, fortemente irônica e satírica. Escreveu um grande número de novelas, coligidas sob o título de Novelle per un anno (ao todo 15 volumes de 1922 a 1937); sete romances, entre os quais figura o célebre O Falecido Mattia Pascal (1904); e inúmeras peças teatrais, reunidas sob o título programático Maschere Nude (1918-1937) e entre as quais se incluem Sei Personaggi in Cerca d’autore (1921) e Questa sera si recita a soggeto (1930). A obra de Pirandello é uma das mais representativas da literatura moderna e foi influência decisiva para autores como Jean-Paul Sartre, Samuel Beckett, Eugène Ionesco, Jean Genet ou Eugene O’Neill.

    47 Livros
    96 Seguidores

    Luigi Pirandello