Alguns livros infanto-juvenis conseguem me encantar, outros não. Um Novo Mundo é uma aventura entre o mundo real e o de Minecraft. Foi escrito pela youtuber Bianca Tatto, mais conhecida por Bibi. Entre interações e uma narrativa bem simples, o livro funciona para a faixa etária à qual foi destinado - por isso não deu certo pra mim.
Com imagens e uma linguagem simples, Bibi divide o livro entre a aventura de Minecraft e fatos da sua vida. Para explicar um acontecimento ou até para brincar com uma memória, ela interage com o leitor, conta as gafes que viveu, fala sobre o seu passado e o seu presente. Temos a Bibi do seu canal e Bianca do cotidiano, a garota aventureira e aquela cheia de histórias pra contar.
Recebemos este livro em parceria com a Novo Conceito. Ele foi um dos lançamentos do selo Novas Páginas, voltado para a publicação de literatura nacional.
Um Novo Mundo não é o tipo de livro que acrescenta alguma coisa para o leitor, e por isso, talvez, eu não tenha gostado tanto dele. Achei tudo muito superficial, coisas que poderiam ter sido postadas em um blog, textos que funcionariam muito mais em uma mídia digital do que em uma obra tão pequena. O fato de as letras serem muito grandes pra ajustar o livro a um tamanho considerável foi incômodo. Dá pra perceber que não tem muita história ali pelo fato de ele estar cheio de imagens e de um espaçamento monstro.
Eu achei interessante a parte com os comentários dos pais da Bibi lá no fim do livro. Nota-se a presença da família em seu dia a dia, e o livro conta como o apoio deles é importante para o crescimento da garota - tanto na vida quanto profissionalmente. Bianca é uma jovem descobrindo tudo sobre o mundo, entre sustos e acontecimentos divertidos, e suas memórias mais felizes envolvem membros de sua família - muitas vezes assistindo as suas trapalhadas.
O público que a acompanha no canal vai se identificar melhor com esse livro - porque eu jogo Minecraft e nem assim consegui - e acho uma leitura válida para crianças e adolescentes que querem começar a se aventurar pela literatura.