Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores41
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Espaço e Política - O Direito à Cidade II

    Henri Lefebvre

    UFMG
    2016
    203 páginas
    6h 46m
    ISBN-13: 9788570419965
    Português Brasileiro
    3.3
    3 avaliações
    Leram7Lendo3Querem31Relendo0Abandonos0Resenhas1
    Favoritos0Desejados31Avaliaram3

    Espaço e política, este conjunto de textos reunidos por Henri Lefebvre em 1972, está situado, segundo o autor, entre escritos precedentes e seu trajeto futuro, especialmente o livro A produção do espaço (1974). Diria que ele é revelador do conhecimento como ato de conhecer, como processo que sintetiza as circunstâncias, mais ou menos efêmeras, vividas pelo pesquisador no decorrer de seu longo percurso, irrequieto, libertário, de re-produção do pensamento dialético, registrado por sua magnífica obra. Nos termos de Marx, Lefebvre se definiria como um continuador, não um vulgarizador, sequer um seguidor. Nas palavras do próprio Lefebvre, “ir adiante a partir de”. Nesse sentido, para além de novos conteúdos abordados pela ciência do espaço e suas epistemologias particulares, enquanto produção do espaço, no nível da reprodução das relações sociais de produção, o espaço, o urbano e o cotidiano fundam novas possibilidades da relação entre prática e teoria. É possível afirmar que, para o autor, eles sintetizam as contradições do espaço, que, dialeticamente, incluem as contradições no espaço, mais apropriadas ao capitalismo concorrencial. Os tradutores de Espaço e política são argutos conhecedores da obra lefebvriana. Vasculham-na com acuidade, atentos ao ato de conhecer. Assim, trazem ao leitor o anexo “Henri Lefebvre e o Projeto Universitas”, situando, além das preocupações do próprio autor, o capítulo “As instituições da sociedade ‘pós-tecnológica’”. Aqui, em debate expresso, o possível-impossível de utopias concretas, tendências do real, buscando-se superar a instalação deste na dimensão da atualidade. Ir além de utopias abstratas torna imprescindível transcender as representações do espaço, através da crítica interna à economia política do espaço. Indico ainda ao leitor não descurar das preciosas notas desta edição, muitas delas parte dos estudos realizados pelos tradutores.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Marcelo Dos Santos picture
    Marcelo Dos Santos03/12/2020Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Lefebvre é sempre um deleite

    De uma leitura do espaço (especialmente o urbano) sempre precisa, este exemplar de compêndios do filósofo abarca excelentes análises relacionadas ao espaço e política, muito embora eu ainda não tenha firmado o pé de que poderia carregar este subtítulo "O direito à cidade II". Vejo que aqui, em inúmeros momentos, este se distancia dessa discussão central elucidada de forma primorosa no livro de mesmo título previamente publicado. Todavia, não tento de forma alguma destronar a importância da presente obra. Aqui verifiquei discussões interessantíssimas, sendo a que mais me chamou a atenção foi o capítulo intitulado A Classe Operária e o espaço onde traz consigo grandes instigações para debatermos. Por fim, não cheguei a ver grandes conexões dos anexos aqui contidos com o tema, mas de mesma forma vale como um adendo valioso.

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    3.3 / 3
    • 5 estrelas0%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas67%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Henri Lefebvre profile picture

    Henri Lefebvre

    Marxista francês cujo trabalho influenciou profundamente a geografia, a sociologia e a filosofia, realizou estudos sobre o espaço urbano e sobre a teoria marxista, atestando a necessidade do retorno à Marx e entrando em importantes debates ao longo da vida.

    23 Livros
    26 Seguidores
    Landes, França

    Henri Lefebvre