Depois de ter classificado o livro anterior com 5 estrelas, minhas expectativas com O Fio Dourado estavam altíssimas! Esperava um desfecho colossal que superasse tudo o que eu já havia lido da Cornelia... Não foi bem assim.
Para começar eu pensei que fosse uma trilogia, ou seja, esse livro era para ser o desfecho de Reckless, mas quando estava em 96% da história e nada tinha sido resolvido ainda (muito pelo contrário), fui pesquisar mais a fundo e descobri que existe um quarto livro que ainda não foi publicado no Brasil. Tudo bem que foi um erro meu, deveria ter me informado mais, mas se eu soubesse não teria lido esses livros porque agora vou ficar curiosa até sabe-se lá quando...
No que tange a história, senti uma falta de objetivo por parte dos personagens. Percebi que no livro anterior havia um objetivo bem delimitado, já nesse os personagens estavam muito à deriva. Apenas Will tinha algo para seguir, mas ele nem sabia direito o verdadeiro motivo de estar fazendo o que lhe foi ordenado.
Além disso, foram acrescentados mais personagens e a narrativa foi dividida entre eles de modo que cada capítulo apresentava um ponto de vista diferente. Enquanto o livro anterior teve apenas três personagens narradores, esse tinha mais de dez... Ou seja, não gostei muito desse acréscimo, achei que as coisas acabaram se perdendo um pouco no meio de tantas perspectivas (isso sem contar que cada um estava em um lugar diferente).
Em relação ao romance, posso dizer que fiquei extremamente decepcionada com o modo como as coisas aconteceram. Pelo fim do segundo livro, esperava um avanço na relação do casal principal (quem leu os outros livros sabe qual é), mas logo nos primeiros capítulos desse livro, já vi que tudo iria desandar. Até os casais que já estavam firmados desde o primeiro livro sofreram alterações (negativas).
Outra coisa ruim foi que a autora conseguiu colocar um triângulo amoroso nessas alturas do campeonato e eu odeio triângulos amorosos. E foi completamente desnecessário! Pelo menos no final - bem no finalzinho - depois de tanto ignorar o maldito fio dourado (e quase ter me feito chorar de raiva) o casal principal conseguiu ficar junto e ESPERO que continue assim! Não aguento mais essa agonia de fica/não fica junto.
O que nunca me decepcionou nisso tudo foi o Mundo do Espelho, porque ele é simplesmente incrível e bem elaborado; do tipo de mundo literário que a gente sente uma vontade enorme de visitar.
Só para deixar registrado: detesto o Will, a Clara, o Jonh, o Orlando e o elfo dos amieiros incrivelmente chato que só apareceu para infernizar a história e estragar tudo.
Por fim, eu recomendo Reckless porque apesar desse terceiro livro ter sido bem fraco em comparação aos outros, a história é MUITO boa e bem diferente do que os leitores de fantasia estão acostumados a ler.
Agora resta esperar a continuação e engolir a curiosidade - e a saudade.
"Você tem tudo o que desejou, Fux.
Tudo.
Apesar da fada.
Apesar de Will.
Apesar do elfo dos amieiros que esperava pelo pagamento.
Apesar. Que palavra maravilhosa. Ela era cheia de liberdade. Coragem. Esperança."