Confesso que ao pegar esse livro, esperava apenas mais uma história regionalista com muito sofrimento para a heroína em prol da moral e dos bons costumes... não me enganei, ele é isso, mas também me impressionei por todo o imaginário católico cristão que Alencar trançou na narração.
Til apresenta a nação de sofrimento e abnegação na vida dos santos. Mesmo a tentação está presente em sua ânsia por uma vida comum, carnal, no quadrilátero amoroso do qual faz parte. Sua trajetória se torna ainda mais interessante pelo fato que seus pais e algozes apresentaram, por sua vez, a mesma situação romântica, embora com um resultado mais violento e dramático.
Uma cena que se tornou favorita foi a luta com a jararaca e a fuga do ataque dos caitutus - uma alegoria clara ao embate contra o diabo e sua legião.
Enfim, foi uma grata surpresa. Recomendo.