Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores278
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O Cortico

    Aluísio Azevedo

    Createspace Independent Publishing Platform
    2015
    186 páginas
    6h 12m
    ISBN-10: 1512333409
    3.9
    102 avaliações
    Leram228Lendo5Querem35Relendo0Abandonos10Resenhas1
    Favoritos5Desejados35Avaliaram102

    "O Cortico" from Aluisio Azevedo. Romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro (1857-1913).

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Luiza picture
    Luiza20/09/2025Resenhou um livro
    0

    Naturalismo Brasileiro

    É incrível analisar uma obra que retrata tão bem o movimento literário do naturalismo. Aluísio Azevedo, com o seu personagem Gerônimo e João Romão entregou muito bem a mensagem de que nossa conduta é influenciada pelo meio, característica dessa escola literária. Temos também uma leitura triste, densa e complexa, lotada de núcleos e tramas diferentes que se entrelaçam, de fato um livro digno de mais atenção.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 102
    • 5 estrelas26%
    • 4 estrelas35%
    • 3 estrelas31%
    • 2 estrelas4%
    • 1 estrelas3%
    Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo  profile picture

    Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo

    Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo (São Luís, 14 de abril de 1857 — Buenos Aires, 21 de janeiro de 1913) foi um novelista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro; além de bom desenhista e discreto pintor. Filho do vice-cônsul português David Gonçalves de Azevedo,ainda jovem, enviuvara-se em boda anterior, e de D. Emília Amália Pinto de Magalhães, que se separara de um rico comerciante português, assiste Aluísio, em garoto, ao desabono da sociedade maranhense à união paternal contraída sem segundas núpcias, algo que se configura grande escândalo à época. Foi Aluísio, irmão mais novo do dramaturgo e jornalista Artur Azevedo, com o qual ,em parceria, viria a esboçar peças teatrais.

    121 Livros
    541 Seguidores
    Maranhão, Brasil

    Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo