Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas112
    • Leitores6079
    • Similares5
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Mitologia dos orixás -

    Reginaldo Prandi

    Companhia das Letras
    2000
    624 páginas
    20h 48m
    ISBN-10: 8535900640
    Português Brasileiro
    4.5
    840 avaliações
    Leram1391Lendo739Querem3855Relendo21Abandonos73Resenhas112
    Favoritos139Desejados3855Avaliaram840

    Neste livro, o sociólogo Reginaldo Prandi reuniu a mais completa coleção de mitos da religião dos orixás. Ao narrar histórias de deuses como Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã, Mitologia dos orixás chama a nossa atenção para sentidos vitais profundos e nos aproxima do vasto patrimônio cultural dos negros iorubás ou nagôs. Mitologia dos orixás, do sociólogo Reginaldo Prandi, é a mais completa coleção de mitos da religião dos orixás já reunida em todo o mundo. São 301 relatos mitológicos, histórias que contam, por meio de imagens concretas e não de ideias abstratas, como são, o que fazem, o que querem e o que prometem os deuses desse riquíssimo panteão africano que sobreviveu e prosperou em países da América - em particular no Brasil e em Cuba - e que nos últimos anos tem sido exportado para a Europa. Na sociedade tradicional dos iorubás, é pelo mito que se alcança o passado, se interpreta o presente e se prediz o futuro. Cada mito, portanto, é uma surpresa sempre renovada, um segredo revelado que jamais se deixa desvendar completamente. Ao narrar episódios em que se envolveram deuses como Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã, Mitologia dos orixás chama a nossa atenção para sentidos vitais profundos e nos aproxima do vasto patrimônio cultural dos negros iorubás ou nagôs. O livro é ricamente ilustrado, com fotos coloridas de todos os orixás que se manifestam em cerimônias do candomblé no Brasil e ilustrações do artista plástico Pedro Rafael.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (5)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (112)Ver mais
    Clio picture
    Clio22/01/2024Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Ótimo compêndio das histórias envolvendo Orixás e outras figuras das religiões africanas trazidas ao Brasil. É bem abrangente, incluindo variações e regionalizações. Não é um trabalho acadêmico, mas ainda assim vale lembra que chamar tais de "Mitologia" não implica a concepção leiga do termo, onde "mito" é algo irreal, podendo levar à interpretação de que o organizador acredita que tais religiões são fantasiosas ao oposto da religião cristã, por exemplo. Não há discussões de tal tipo no livro. Recomendo.

    186 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.5 / 840
    • 5 estrelas57%
    • 4 estrelas30%
    • 3 estrelas11%
    • 2 estrelas1%
    • 1 estrelas0%
    José Reginaldo Prandi profile picture

    José Reginaldo Prandi

    José Reginaldo Prandi [1946 - ] é um sociólogo brasileiro, nascido em Potirendaba, no estado de São Paulo. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1976), é livre-docente e professor titular (1991) especializado em Métodos de amostragem, Sociologia da religião e estudos afro-brasileiros e Religiões afro-brasileiras. Obras Principais Sociologia Os Candomblés de São Paulo, Hucitec, 1991 Herdeiras do axé, Hucitec, 1996 Città in transe, Acta, Roma, 1993 Um sopro do Espírito, Edusp, 1998 Sobre católicos carismáticos Mitologia dos orixás, Companhia das Letras, 2000 (atualmente na 6ª edição e indicado ao Prêmio Jabuti 2002 na categoria Melhor Livro de Ciências Humanas.

    18 Livros
    41 Seguidores
    São Paulo, Brasil

    José Reginaldo Prandi