Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores1
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Memoirs of a Militia Sargeant (Library of Latin America) -

    Manuel Antônio de Almeida

    Oxford University Press
    1999
    206 páginas
    6h 52m
    ISBN-10: 0195115490
    4.5
    1 avaliação
    Leram0Lendo0Querem1Relendo0Abandonos0Resenhas1
    Favoritos0Desejados1Avaliaram1

    Recognized as a turning point in Brazilian Literature, this entertaining novel of urban manners follows the ne'er-do-well Leonardo through his various romantic liaisons and frequent scrapes with the law. First printed in weekly installments and later published in two volumes in 1854-55, and now available in a new and lively translation to English, Manuel Antônio de Almeida makes a subtle and incisive comment on Brazilian urban society and culture of the 19th Century.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    luize  picture
    luize 22/06/2022Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    GENIAL

    Como uma grande fã de clássicos, ler memórias de um sargento de milícias foi um enorme marco para mim. A escrita do autor flui muito bem e foi incrível imaginar quais seriam as reações da elite burguesa e pomposa da época às inúmeras ironiaims que marcam a obra. Além disso, não consegui parar de me divertir com as marcas do português sendo traduzidas para outro idioma, completamente diferente.

    1 curtida

    Estatísticas

    Avaliações

    4.5 / 1
    • 5 estrelas100%
    • 4 estrelas0%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Manuel Antônio de Almeida profile picture

    Manuel Antônio de Almeida

    Manuel Antônio de Almeida era filho dos portugueses Antônio de Almeida e de Josefina Maria de Almeida. Enquanto fazia Faculdade de Medicina, as dificuldades financeiras o levaram ao jornalismo e às letras. Formou-se em Medicina em 1855, mas nunca exerceu a profissão. De junho de 1852 a julho de 1853 publicou, anonimamente, os folhetins que compõem as "Memórias de um Sargento de Milícias", reunidas em livro entre 1854-55, em dois volumes, com o pseudônimo de "Um Brasileiro". Na 3ª edição, em 1863 - já póstuma - apareceu com seu nome verdadeiro. Na mesma época, ele ainda escreveu a peça "Dois Amores" e a compôs versos esparsos. Além do romance, publicou a tese de doutoramento em Medicina e um libreto de ópera. Em 1858 foi nomeado Administrador da Tipografia Nacional, onde conheceu Machado de Assis, que trabalhava como aprendiz de tipógrafo. No ano seguinte, foi nomeado 2º Oficial da Secretaria da Fazenda. Em 1861, quando se preparava para entrar em campanha como candidato à Assembléia Provincial do Rio de Janeiro, faleceu no naufrágio do navio Hermes, próximo a Macaé (RJ). Não estava interessado em sucesso nem na moda literária, por isso escreveu sem compromissos e apresentou, em tom direto, bem humorado e com tendências realistas, a sociedade de então, principalmente a gente simples que povoava o Rio de Janeiro. Seu romance fez sucesso pelo humor imparcial e amoral, o estilo coloquial e, principalmente, por seu grande talento como narrador. Mesmo assim, a crítica só percebeu, muito tempo depois. Recentemente, alguns críticos, como Paulo Rónai, apontam como influência tanto na elaboração como nas características do protagonista, Leonardo, o romance espanhol picaresco e de costumes.

    45 Livros
    110 Seguidores
    Rio de Janeiro, Brasil

    Manuel Antônio de Almeida