Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas4
    • Leitores48
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Álbum -

    Ana Elisa Ribeiro

    Relicário
    2018
    108 páginas
    3h 36m
    ISBN-13: 9788566786675
    Português Brasileiro
    4.1
    20 avaliações
    Leram32Lendo0Querem16Relendo0Abandonos0Resenhas4
    Favoritos3Desejados16Avaliaram20

    Vencedor do prêmio Manaus 2016, na categoria poesia, o livro é uma coleção de poemas sobre o tema da fotografia, tanto as imaginárias quanto as que estão realmente em seus álbuns de família. Os versos carregam reflexões sobre o gesto de fotografar, o tempo, a memória, o esquecimento, a impermanência e o resgate (por vezes ficcional) proporcionado pelas fotografias. O livro está dividido em 4 partes: Desenhar com luz, Caixa de fotos, Desfotografias e Dublê de fake. A primeira parte tematiza o gesto do fotógrafo, a preparação, a luz, o momento exato e oportuno do clique; a segunda parte reúne poemas que se detêm nas cenas fotografadas, as memórias de família, os álbuns organizados e as fotografias dispersas, o visível e o invisível que nelas comparece. A terceira parte reúne poemas de caráter metapoético, reflexões sobre o tempo e o embaralhamento de fotos reais e fictícias. A quarta e última parte traz o fenômeno contemporâneo das fotografias digitais, das virtualidades e das fotos que já nascem esquecidas. O livro conta com texto de orelha de Luis Alberto Brandão. Trecho: Todas as fotos deste Álbum estão à espera de serem reveladas. Por você, leitora. Por você, leitor. À espera de um olhar disposto a indagar as condições do visível. De quais formas uma imagem se torna palavra? Ou deixa de se tornar? Ou cria zonas híbridas? De quais modos palavras geram imagens? Perguntas assim se deixam generosamente suscitar neste livro ao mesmo tempo denso e leve, provocativo e terno, opaco e luminoso. Os poemas-fotos que aqui você revelará são de vários tipos. Há fotos de família, amigos, amores, sim, mas sempre no limite indecidível entre o que se reconhece e o que se estranha, entre trivialidade e espanto, registro e desaparecimento, entre o que fulgura e o que se desfoca. E também há fotografias apagadas, esquecidas, não tiradas. E há fotos de fotos. E fotos em que, ambiguamente, o objeto da foto é quem fotografa.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (4)Ver mais
    Janaina picture
    Janaina09/04/2022Resenhou um livro
    4.5 (Muito bom)

    memória e tempo

    eu gosto tanto de fotografias. e este livrinho pequeno e delicado me trouxe um emaranhado de temas que me tocam e que atravessam uma fotografia: a memória e o tempo. delicado e original, recomendo a quem gosta de ler uma poesia mais leve que desperta pequenos arrepios. meu coraçãozin saltitou em tantos momentos e as minhas recordações de vida também vieram à tona. levo a memória e o tempo debaixo do braço e ao lado dos meus. morro de medo de perder as minhas lembranças e o tique-taque da vida. “trocaria uns dias de vida pela sensação longínqua de tocar de novo seus cabelos pretos”

    3 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 20
    • 5 estrelas50%
    • 4 estrelas25%
    • 3 estrelas25%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Ana Elisa Ribeiro profile picture

    Ana Elisa Ribeiro

    Ana Elisa Ribeiro – Nasceu em 1975, mineira de Belo Horizonte. É autora, entre outros, dos poemários Dicionário de Imprecisões (finalista do Prêmio Jabuti 2020), Álbum (Prêmio Manaus) e do juvenil Romieta & Julieu (Prêmio Jabuti 2022). Como ensaísta, publicou Como nasce uma editora (2023). Participou de eventos e antologias literários no Brasil e em vários países. É linguista, professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

    28 Livros
    11 Seguidores

    Ana Elisa Ribeiro