Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas13
    • Leitores366
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Só para maiores de cem anos - antologia (anti)poética

    Nicanor Parra

    Editora 34
    2018
    288 páginas
    9h 36m
    ISBN-13: 9788573267242
    Português Brasileiro
    4.4
    129 avaliações
    Leram190Lendo11Querem163Relendo0Abandonos2Resenhas13
    Favoritos22Desejados163Avaliaram129

    Nicanor Parra (1914-2018) foi um dos principais poetas chilenos do século XX e para muitos, como o crítico Harold Bloom e o escritor Roberto Bolaño, um dos maiores poetas do Ocidente. Inventor da antipoesia - uma poesia não eloquente, próxima à língua cotidiana, falada nas ruas; irônica, sarcástica, subversiva e provocadora -, recebeu o Prêmio Reina Sofía de Poesia Iberoamericana em 2001, o Prêmio Miguel de Cervantes em 2011, entre muitos outros, e foi várias vezes indicado ao Prêmio Nobel de Literatura. Desde 1954, quando lançou Poemas e antipoemas, até 2018, quando faleceu aos 103 anos, Nicanor Parra nunca deixou de escrever e publicar, reinventando-se e atualizando-se a cada geração, seja através da poesia, das traduções ou dos seus "artefatos visuais", com uma obra que revolucionou a literatura de seu país e influenciou gerações de escritores em todo o mundo. Só para maiores de cem anos é a primeira grande antologia de Nicanor Parra publicada no Brasil, em edição bilíngue, e reúne 75 poemas de seus principais livros, selecionados e traduzidos por Joana Barossi e Cide Piquet.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (13)Ver mais
    Maria Imperatriz Mignone Galante picture
    Maria Imperatriz Mignone Galante18/12/2023Resenhou um livro
    3.5 (Bom)

    Só para maiores de cem anos

    Não sou uma leitora assídua de poesia. Não sei se por falta de gosto ou de hábito, leio pouco, muito pouco. Já conhecia a fama de Nicanor Parra e da sua antipoesia - aliás, ele é citado algumas vezes em Poeta Chileno, livro de Zambra que adorei -, mas somente agora com a publicação dessa antologia em português é que resolvi conhecê-lo de verdade. O livro traz uma coletânea dos (anti)poemas escritos ao longo da vida de Nicanor, e é interessante ver as mudanças durante o percurso, ainda que a essência seja a mesma. A linguagem informal, por (muitas) vezes irônica e provocativa é a grande sedução de Nicanor! Ela permite e auxilia a comunicação direta com o leitor, que se envolve mais com ele a cada poema. A seleção dos poemas e a tradução são de Joana Barossi e Cide Piquet. Vale muito a leitura!

    22 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.4 / 129
    • 5 estrelas47%
    • 4 estrelas37%
    • 3 estrelas13%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas0%
    Nicanor Parra Sandoval profile picture

    Nicanor Parra Sandoval

    Poeta e matemático chileno dotado de grande popularidade e influência no Chile e em outros países latino-americanos. Parra se auto-intitula "anti-poeta", devido ao rompimento de sua obra com os cânones tradicionais do gênero. Uma das suas obras mais reconhecidas é Poemas e Antipoemas.

    7 Livros
    15 Seguidores

    Nicanor Parra Sandoval