Entrar
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas5
    • Leitores21
    • Similares0

    Morte e vida severina

    João Cabral de Melo Neto

    Alfaguara
    2007
    176 páginas
    5h 52m
    ISBN-13: 9788539001194
    Português Brasileiro
    3.7
    10 avaliações
    Leram17Lendo0Querem4Relendo0Abandonos0Resenhas5
    Favoritos1Desejados4Avaliaram10

    Os poemas escolhidos para integrar esta coletânea desnudam os elementos fundamentais da obra de João Cabral de Melo Neto. Morte e Vida Severina (1954-55), poema que dá nome ao livro, é a obra mais popular de João Cabral e aborda o tema da seca nordestina, dando voz aos retirantes que fazem o duro percurso entre o rio Capibaribe e Recife. O poema O rio também retrata o universo árido às margens do rio Capibaribe, mas dá voz a ele próprio como condutor da narrativa. Engenhos de cana-de-açúcar, usinas, retirantes e trabalhadores são retratados na velocidade do correr das águas. Em Paisagens com figuras (1955), João Cabral sintetiza em palavras uma de suas principais características, que é o hibridismo de linguagens. Mesclando descrições de imagens de Pernambuco, com paisagens da Espanha, o poeta desfila toda sua expressividade onírica. Por fim, Uma faca sem lâmina (1955), trata do desafio da composição poética, que ele ilustra numa faca sem bainha, que corta o poeta por dentro.

    Resenhas (5)Ver mais
    Rogerio Lopes picture
    Rogerio Lopes14/10/2021Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    É inegável o talento e a beleza dos versos de João Cabral mas é um gênero literário que para mim não faz muito sentido, para apreciá-lo devidamente é necessário uma atenção ao ritmo, estilo e forma que eu vislumbro mas me escapa. Feita essa observação, esse compilado é interessante por reunir obras importantes do autor e permitir ter uma visão geral de seu estilo. Daqui destaco O Rio e o Morte e Vida Severina, ainda que me parece essas obras pediriam uma leitura em voz alta, é evidente uma musicalidade que a leitura silenciosa não é capaz de reproduzir em sua totalidade. Os dois poemas se complementam e contrastam de maneira bem interessante sendo um bem mais simbólico e alegórico do que outro mesmo tendo o mesmo tema.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.7 / 10
    • 5 estrelas10%
    • 4 estrelas70%
    • 3 estrelas10%
    • 2 estrelas10%
    • 1 estrelas0%
    João Cabral de Melo Neto profile picture

    João Cabral de Melo Neto

    Poeta e diplomata brasileiro cuja obra, caracterizada pelo rigor estético, avessa a confessionalismos e marcada por rimas toantes, inaugurou um novo fazer-se poesia. Irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo, primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre, foi amigo do pintor Joan Miró e do poeta Joan Brossa. Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, foi agraciado com vários prêmios literários, incluindo o prestigiado Prêmio Neustadt de Literatura. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.

    61 Livros
    299 Seguidores
    Pernambuco, Brasil

    João Cabral de Melo Neto