Purificar e Destruir

Purificar e Destruir Jacques Sémelin


Compartilhe


Purificar e Destruir


Usos políticos dos massacres e dos genocídios




Genocídio, segundo o Dicionário Michaelis, consiste no emprego deliberado da força, visando ao extermínio ou à desintegração de grupos humanos, por motivos raciais, religiosos, políticos etc. Já massacre, significa carnificina, morticínio cruel. Purificar e Destruir, de Jacques Sémelin, une estes dois conceitos e produz uma análise de seus usos políticos pela humanidade.

O resultado desta análise foi fundamentado em alguns exemplos: a Shoah judaica da Segunda Guerra Mundial, as limpezas étnicas na ex-Iugoslávia, o genocídio da população tutsi de Ruanda e, ainda, os massacres armênio e cambojano.



No livro, Sémelin busca a compreensão de como Estados conseguiram, em certas circunstâncias, impulsionar, organizar e colocar em movimento o que se pode chamar de “práticas políticas de ‘purificação’ e de destruição do ‘corpo social’”, práticas já conhecidas no século 19, com o surgimento dos nacionalismos, mas que se exacerbaram consideravelmente no século 20.


Edições (1)

ver mais
Purificar e Destruir

Similares

(1) ver mais
Genocídio

Resenhas para Purificar e Destruir (2)

ver mais
on 5/2/22


Conheci esse livro através de um outro que trata de um tema semelhante. É incrível como a constatação do nosso potencial destrutivo através dessas páginas nos levam a refletir sobre a nossa própria condição enquanto atores políticos, sociais e culturais. O sentimento que fica é: devo ter cuidado, pois a medida em que desumanizo o meu semelhante, eu não estou tão longe de ser parte da massa, a qual, por sua vez, tem a capacidade de promover o massacre.... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 23
5
ranking 52
52%
4
ranking 43
43%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

bogas
cadastrou em:
14/10/2009 13:49:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR