Satsuma Gishiden - Volume 3

Satsuma Gishiden - Volume 3




Resenhas - Satsuma Gishiden


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


_Jorgeft 16/02/2024

Conclusão morna...
Satsuma Gishiden foi uma leitura que fiquei com sentimentos altos e baixos...

Os 3 volumes no geral são bons, todo o contexto histórico é muito bom, mas não me cativou. Não é que eu não tenha gostado, mas os vários personagens, as histórias não seguirem um núcleo coeso e as mudanças e passagens de tempo me deixaram bastante perdido ao longo do manga.

A arte de Hiroshi Hirata é sensacional, as vezes acho ela um pouco infantil pra pegada do mangá mas isso em pequenos momentos, e a trama consegue nos cativar, mas de novo os vários personagens acabam por dispersar a atenção e a trama se torna um pouco arrastada com as várias tramóias e tudo mais.

No geral a obra é boa e deve ser muito melhor pra quem já estudou ou estuda esse período do Japão, mas pra mim só foi um mangá com vários contos de Samurais e um objetivo em comum.
comentários(0)comente



Thiago Tiengo 10/07/2023

Yin e Yang. Bem e Mal. Honra e Desonra. Todos os Ensinamentos Essenciais nas Palavras do Mestre da Espada e do Nanquim
É difícil descrever a trilogia que eu acabei de ler, sinceramente, o Hirata já tinha me conquistado com “O Preço da Desonra”, não precisava muito mais para eu continuar o admirando, mas mesmo que no quesito diversão eu prefira o outro, essa série é simplesmente espetacular, transcende tudo que já foi feito de samurai, não que eu seja expert no assunto, mas ela provavelmente é uma das melhores obras para se descobrir a essência do samurai, seja do bom samurai e do mal samurai. A construção desse mundo, desse épico, com tantas tramas, tantos personagens, manter isso sem se perder em momento nenhum, isso é algo que só os maiorais do Japão conseguem, talvez não seja uma história que todos vão curtir, mas quem curte esse tipo de história, vai se deleitar com cada página perfeitamente desenhada, roteirizada e narrada.

É uma trilogia que começa espetacular e termina perfeita, não nos deixa vazia em momento nenhum, pelo contrário, nos enche de honra, valores, ética, empatia, e nos alerta sobre a corrupção, concupiscência, mentira, e tudo o que turva o nosso caminho nesta vida. Não sou guerreiro, mas aprender com o Hirata sobre o Bushidô, o caminho do guerreiro, me fez tornar um leal guerreiro da minha própria vida, e principalmente das minhas próprias escolhas.
comentários(0)comente



Gabi 27/04/2023

"Tudo no universo é um 'ponto'.
Pessoas também são 'pontos', e sua existência é como as estrelas do céu. Há estrelas que podem ser vistas a olho nu, outras não. Mas não ser visível não significa inexistência. A estrela está ali, sem sombra de dúvida.
[...] O ser humano é um 'ponto' capaz de brilhar sozinho, esteja ciente disso. Até mesmo os que nasceram fracos são 'pontos' com luminosidade própria. Pontos que escondem uma força infinita.
[...] O menor dos pontos se mostrará grande e emanará uma luz intensa para todos os lados. Repito, cada um é um ponto. Jamais se esqueça do seu."
comentários(0)comente



Léo 11/04/2023

Samurais são humanos, parte 3!
Uma mulher que faz de tudo para cuidar de idosos e crianças e um Oficial lutando para ser honesto em meio à falcatrua junto aos homens de Satsuna, são o grande charme deste volume!

O Período Edo é considerado como um marco nas histórias de samurai, e onde todas as romantizações ocorrem. Aqui, Hirata mostra mais uma vez, que código samurai algum, é capaz de suprimir os mais básicos instintos do ser humano.

Recomendo demais! 5/5!

site: https://pod.link/gibinossodecadadia
comentários(0)comente



LeCynge 30/03/2023

Satsuma Gishiden não é qualquer mangá, não espere encontrar ação desenfreada como um shounen ou outro gênero de mangá. A verdade é que ele é um mangá de contemplação e reflexão, e para você olhar para os personagens ali, principalmente os "samurais" e ver que eles não são cavalheiros, que eles são homens com seus próprios problemas, preconceitos e pensamentos. Você deve se questionar.
comentários(0)comente



Wander 30/11/2022

Espetacular
O mangá do Satsuma Gishiden, escrito por Hiroshi Hirata é um clássico que foi publicado originalmente no Japão entre 1979 à 1982 que conta a história dos samurais de Satsuma durante a era Edo, século 17 (1601 - 1700), em um momento em que o Japão em que os samurais não eram mais necessários como guerreiros.


No volume 3, ainda com uma arte impressionante os contos se tornam cada vez mais adultos e intensifica mais estes conflitos de hierarquia social e o status de bushido que pouco a pouco vai se moldando a realidade do grupo conforme as situações vão surgindo e os fortalecendo com relação a empreitada do governo em levar o han de Satsuma  a uma decadência.
comentários(0)comente



Junior Melo 21/10/2022

Conclusão digna porém deixou um tanto a desejar. O formato da narrativa ser em histórias separadas para contar um plano de fundo maior funciona até certo momento, no último volume para desfecho da saga é um tanto anti climático.

Ainda sim esse volume continua o que os demais trouxeram, uma boa narrativa e ótimo desenho.
comentários(0)comente



ewertoncomw 15/10/2022

O final da obra
Dos 3 volumes de Satsuma Gishiden eu percebo que o terceiro volume foi o mais fraco. Nesse notamos que os bushis de Satsuma já estão mais que esgotados de terem que trabalhar nas obras. Esse cansaço passa aos leitores e a leitura se torna mais densa e cansativa. As histórias não cativam tanto quanto nos dois primeiros volumes. Eu senti a falta de um final, de um capítulo que mostrasse a volta deles pra Satsuma, porém não teve. Mas não é ruim, porém como volume final pecou nessa parte.
comentários(0)comente



Ruan 27/09/2022

O ápice dos mangás de samurai
Nessa série de Satsuma Gishiden o Hiroshi Hirata estava no ápice de seus "poderes". A arte dos três volumes é espetacular, eu emolduraria tranquilamente qualquer quadro do mangá e colocaria na parede da minha sala. Os contos também são muito bem contados, você sempre consegue entender o ponto de vista dos personagens e se colocar na posição deles.
comentários(0)comente



João 28/06/2022

Enfim encerra-se a trilogia dos Leais Guerreiros de Satsuma. Uma história que merece ser contada.

Esse terceiro volume segue o formato dos dois primeiros, contando histórias fechadas dentro da grande história dos bushis de Satsuma. Tem histórias excelentes, principalmente a última e a arte incrível de Hiroshi Hirata, que sempre vale a pena ser apreciada (se possível, vale a pena ler na edição física).

A Pipoca e Nanquim é sempre impecável em suas edições e nessa não poderia ser diferente. A capa é linda, a borda alinhada com todas as edições do Hirata e papel usado para a impressão das artes da melhor qualidade.

Foi uma experiência fantástica acompanhar toda essa jornada apresentada no mangá e com certeza irei reler. Recomendo bastante aos fãs de samurais, história do Japão e mangá.
comentários(0)comente



Cristiano.Cruz 21/06/2022

Reconstrução histórica
Hiroshi Hirata continua seu relato sobras as obras de contenção das enchentes e as tramoias do governo de Tokugawa contra os povo de Satsuma se tornam o cerne deste último volume. E não só de funcionários corruptos advindos de Tokugawa vive a construção das barreiras. Kimura - protagonista do capítulo 25 - representa essa pequena parcela idônea que realmente acredita no trabalho de contenção das represas e não somente no declínio e fim dos clãs de Satsuma.
O que mais me fascina no trabalho de Hirata é a sua pesquisa histórica que, aliada a seu traço realista - e muitas vezes cômico -, dão sustentabilidade a trama e tornam a leitura tão prazerosa. O capítulo extra - contido entre o 26 e 27 -, intitulado "A historio paralela", é um interlúdio primoroso desse estudo histórico.
E Hirata conclui seu ato final dos guerreiros de Satsuma com um arco especialíssimo, em que - compensada as agruras dispensadas as mulheres -, com a personagem Fusa, consegue demonstrar que a força e obstinação era ainda maior neste gênero, apesar da agruras e injustiças a que eram acometidas.
comentários(0)comente



FP Neto 13/05/2022

Decepcionado...
Este é o pior dos três volumes (o melhor, de longe, é o 1º volume). Ele continua uma história que acabou no 2º volume, contando side stories desinteressantes, cheios de diálogos repetitivos e enfadonhos...

Quanto à trilogia Satsuma Gishiden em si, as histórias acabam abruptamente, te empurrando um monte de moralidades pedantes, e um monte de informações do contexto japonês que te deixam mais perdido do que informado... Caso você queria conhecer a história japonesa, a trilogia Satsuma Gishiden será um prato cheio, mas, caso procure entretenimento, recomendo procurar outro título de mangá... Além disso, os desenhos de Hirata parecem todos iguais, você não consegue reconhecer personagem nenhum (a não ser que falem o nome... e olhe lá ), pois todos são desenhados "iguais"... É uma leitura bastante cansativa e desnecessária, recomendo só a leitura do volume 1, tendo em vista que, quando os samurais de Satsuma vão trabalhar na contensão das enchentes, as histórias são bastante desinteressantes e que não tratam em si de contensão nenhuma. O autor também não fechou o final de vários personagens que apareceram ao longo da trilogia e que mereciam pelo menos uma menção honrosa.
comentários(0)comente



Nerdilizando Tudo 17/04/2022

Espetacular
Nesta série de 3 volumes vamos ver a trajetória dos orgulhosos guerreiros de Satsuma que são incumbidos peli governo da uma missão impossível de ser realizada.
comentários(0)comente



Marcos 12/04/2022

Que obra esplêndida!
Eu provavelmente vou reler no futuro e não me arrependo nem um pouco de ter gasto por volta de 150 reais nos três livros, é uma obra que vale ainda mais.
Essa terceira parte é mais pesada, trata de assuntos difíceis de digerir e ainda por cima de humilhação que eu não suportaria, imagino então o que se passava na cabeça de bushis orgulhosos como os samurais de Satsuma.
A corrupção do governo e a prostituição eram esperados, ocorrem em todas as grandes obras (já ouvi histórias do tipo sobre a usina de Belomonte - e isso é no Brasil atual antes que alguém ache que ocorreu em um passado distante de um país distante). A grandiosidade dessa obra vem principalmente por tratar desses assuntos complexos com a honestidade necessária. A prostituição e a corrupção são horríveis e corrompem a própria humanidade dentro de cada pessoa envolvida. O que deu esperança ao final dessa 400 páginas de choque de realidade é um brilho de humanidade e abnegação. Talvez seja isso que esteja faltando em nosso tempo...
comentários(0)comente



LucasLucena 27/03/2022

Não comece com Satsuma
Meu primeiro contato com o Hirata, desenhos sensacionais, ótimo aprofundamento na cultura samurai, mas confesso que queria mais dos personagens, entendo a proposta, mas não consegui me conectar nesta série.

Para quem está descobrindo mais sobre o mestre Hirata, não indicaria está série para iniciar.

PS.: Tive certa dificuldade em diferenciar os personagens, muito parecidos visualmente.
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR