Manual do Minotauro

Manual do Minotauro




Resenhas - Manual do Minoteuro


11 encontrados | exibindo 1 a 11


Mar duh 14/03/2024

Aprendi algo, mas não sei oque é
As tirinhas da Laerte são diferentes das tradicionais, elas carregam um sentido filosófico(que eu fiquei triste por não entender todos), trazem contexto político e social.
Ela aborda muito o preconceito e a história, através de personagens muito divertidos e incógnitas.
Os traços dela são lindos! Dá pra ver o traço de nanquim bem feito, é lindo apenas.
comentários(0)comente



Naty 31/07/2023

Um dos livros mais lindos e bem feitos que já li.
Um dos livros mais lindos e bem feitos que já li. Já acompanhava as tirinhas da Larte pelo Twitter e assim que tive a oportunidade comprei o livro.
Muito lindo, as ilustrações da tirinhas são perfeitas, também sempre gostei muito de HQ, então esse livro me surpreendeu da melhor maneira possível.
As tirinhas possuem também um teor crítico, o que eu considero um ponto muito positivo.
Super recomendo!
comentários(0)comente



Heitor 26/07/2023

QUADRINHOS E POESIA
Laerte é de longe um dos maiores nomes dos quadrinhos nacionais, mas em minh opnião ela é a melhor, você nunca vai conseguir achar alguém que escreva como ela.
Suas tirinhas até viraram memes um tempo atrás com o pessoal comentando "Laerte não entendi" por que a maioria de suas obras não são histórias lógicas e sim uma espécie de poesia para ser sentida, e consumindo elas com esse incrível compilado, podemos ver a criação de minisséries que contam histórias, a volta de personagens recorrentes e a evolução da artista.
Esse compilado é uma das melhores coletâneas que podemos adiquirir, mas o mais importante.
Leiam Laerte!!!
Daniela340 12/08/2023minha estante
laerte eu não entendi




Nicolas29 12/02/2023

Simplesmente incrível!
É impressionante como a reunião de tirinhas muitas vezes com alguns traços simples e ideias cotidianas conseguem trazer grande impacto para nosso dia a dia e reflexões intensas. Demorei demais para ler, pois algumas tirinhas mereciam ser lidas mais de uma vez.

Recomendo demais essa obra prima da Laerte.
comentários(0)comente



"Aonde você vai Sam?" 27/12/2022

Laerte genial!
Laerte é uma em um milhão.
Ler suas tiras, seja semanalmente, seja em doses cavalares (ou melhor, minotáuricas!) como é possível fazer com esse livro em mãos, é uma tarefa urgente, um dever cívico do cidadão tupiniquim espremido entre nuvens e asfalto, sonho e socos, filosofia e boletos...
comentários(0)comente



Camila Faria 18/05/2022

Que maravilha poder ler todas as mais de 1500 tiras da incrível Laerte publicadas entre 2004 e 2015 de uma só vez, reunidas num belo livro. E o melhor: em formato grande o suficiente para valorizar o trabalho da artista (21 x 27 cm), sem tornar a leitura desconfortável.

Eu digo “de uma só vez” porque a minha experiência foi exatamente assim. Depois que comecei, não consegui mais parar. As tirinhas do Manual do Minotauro, são realmente impressionantes. São engraçadas, polêmicas, políticas… às vezes tudo isso ao mesmo tempo. Vivem envoltas numa aura de poesia e de liberdade, uma vez que Laerte decidiu deixar para trás as suas tão famosas personagens e, junto com elas, a necessidade de um roteiro pré-estabelecido e de uma gag final.

Mas esse também é um livro que pode ser lido aos poucos, dando o tempo necessário para cada tirinha penetrar fundo na alma e no coração.

Me impressiona a capacidade da artista de brilhar em diferentes formatos e em diferentes temas, mas são as suas tiras de crítica social que mais mexem comigo. Elas são devastadoras e refletem a comicidade e o absurdo do mundo em que vivemos.

“Ali pela virada do milênio senti chegar, entre insegura e ouriçada, o momento de explorar novas possibilidades. Falo da vida em geral, mas também do meu trabalho. O modo como vinha criando histórias – principalmente as tiras – me soava esgotado, como expressão pessoal. Eu queria mudar.” Laerte

Essa mudança na vida da Laerte se deu de forma realmente universal. Além dessa transformação na sua maneira de trabalhar as tiras, em 2010 a artista passou a se identificar como mulher transgênero.

O livro está realmente muito bonito. Não é uma leitura super leve: tratar de questões humanas não é um exercício fácil, uma vez que a abordagem tende a ser dolorida (e, por vezes, até pessimista). Mas o mergulho vale MUITO a pena.

site: https://naomemandeflores.com/manual-do-minotauro/
comentários(0)comente



Gabriel.Juca 02/05/2022

O Manual do Minotauro é um compilado de 11 anos de tirinhas da Laerte, abordando temas como política, identidade, sociedade, entre outros. Vamos combinar que Laerte nunca decepciona. Então, recomendo muito a leitura. Demorei cinco meses para ler por completo. Li aos poucos. Lia por uns dias, deixava de lado e depois de alguns dias sentia vontade de ler mais tirinhas. É uma leitura sem pressa, para ser degustada.
comentários(0)comente



Alberto 01/02/2022

Literatura, poesia, filosofia, em três quadros por vez, numa obra colossal que casa com o espírito do seu tempo.
Laerte Coutinho é uma das melhores cabeças no Brasil de hoje. Faz anos sua obra deixou de ser cômica para se tornar filosófica, poética, quase mística. Esse "Manual" contém centenas de tiras geralmente não interligadas umas às outras, a não ser pela proposta de uma exposição do absurdo da vida, especialmente da vida urbana na sociedade capitalista. As tiras envolvem o nonsense, o humor negro que causa reflexão e melancolia em vez de riso, a introdução dos personagens em cenários e eventos onírico-delirantes, para encaminhar um subtexto filosófico profundo e nunca explicitado. Mas o conjunto das tiras denuncia uma preocupação metafísica, gnosiológica, ontológica, política, ética. É poesia em quadrinhos, mas quase nunca poesia leve ou otimista.

A tira que serve de epígrafe do livro, espantosa, resume tudo: não é obra para se ler tentando entender com a razão, porque trata de temas que a razão não alcança. Não é para tentar decifrar o trabalho de Laerte, é para comungar com ela de uma certa perplexidade, do puro espanto de onde pode vir um vislumbre, uma compreensão meio indizível.

Essas tiras funcionam muito bem como compilação, que permite entrever a recorrência de certos personagens e situações, e tornam mais forte o resultado final de algumas poucas sequências que "contam uma história", em geral patafísica. Mas quem as leu primeiro no jornal, onde originalmente foram publicadas, talvez tenha aproveitado mais. No meio das notícias do dia a dia, da crônica da política brasileira, por exemplo, o nonsense e o absurdo de Laerte ficava, por assim dizer, em casa, no seu habitat natural. Por comparação com as notícias das páginas vizinhas, o Minotauro e os delírios iconoclastas de Laerte apareciam como uma decorrência quase lógica, como mais uma cena habitual no enredo do teatro do absurdo em que vivemos.

Recomendo a leitura para quem é fã, para quem curte poesia e filosofia, para quem entende o humor negro e absurdo, mas recomendo mais ainda para quem não conhece nada disso, nunca leu tiras ou quadrinhos, e quer "começar por cima", com uma obra que é indiscutivelmente literária, e cumpre as funções da alta literatura ademais: revela o espírito de um tempo, ilumina o vazio da existência, pergunta com uma voz autoral inconfundível as mesmas eternas questões humanas.
comentários(0)comente



stella87 09/01/2022

incrível!
adoro os quadrinhos de laerte e sempre estou feliz de acompanhar os trabalhos da artista! uma obra que provoca tantas risadas quanto reflexões e nos deixa com um sentimento bom como se você saísse de uma aula em que entendeu tudo! recomendo muito!
comentários(0)comente



@quadrinsdobatera 07/12/2021

labirinto de genialidade.
"Manual do Minotauro", por Laerte (@quadrinhosnacia, 2021).

Texto do convidado Adriano César (@adrianpodeser).

Manual do Minotauro (Ou seria um manual sobre a estranheza deste animal que logo sou?).

"Múltiplo é o estranho, nada, porém/para além do homem, de mais estranho há" - Fragmento de Antígona, de Sófocles.

Laerte, artista icônica que fez da vida um palco de tirinhas de humor de mais alto nível, em determinado momento sentiu a necessidade de transpor aquilo que ela denominou de autolimitação, entendido esse limite não como uma barreira imanente que pertence ao formato das tiras, mas uma limitação que se apresentava pelo seu ser enquanto artista.

Daí surge uma nova proposta, tirinhas que não obrigatoriamente seguiam o ritmo tradicional de estrutura, mas transbordavam filosofia, estranheza e feeling. As vezes você entende, noutras, apenas sente. Isso é o Manual do Minotauro.

Nome sugestivo que a autora toma emprestado de uma mítica figura trágica, perdida dentro do seu próprio lar e que faz perder juntamente de si todas aqueles que vão de encontro a ela. Não seria este o caminho perdido do existir também?

E justamente pelo caráter labiríntico da existência, é que não podemos supor que exista algo como um "dez passos para ser feliz" ou "em dez dias vença sua angústia".

Não, não e mais uma vez, não.

Mas a Laerte existe, e junto de sua vasta produção este belo trabalho que conta muito dela mesmo, da nossa estranheza em estar dentro do próprio corpo com o qual não nos identificamos as vezes, e mais ainda, desses sentidos solidificados que o mundo constantemente empurra goela abaixo tentando nos fixar em identidades que não queremos e nem devemos ser.

É como o diálogo da abertura entre esfinge e questionador supõe:

-Desisti, não consigo decifrar.

-Decifrar o quê?

-O seu enigma.

-Não é enigma, é um poema.

E poeticamente o homem habita a terra. (Hölderlin).

-
Venha conhecer o projeto Quadrins do Batera no Instagram!
comentários(0)comente



Edson Camara 15/10/2021

LAERTE, PARA LER SEM SE PREOCUPAR, RELAXADO, QUE O RISO VAI VIR.
Laerte desperta as mais diversas emoções em suas tiras, angústia, desespero, medo, raiva, inveja, alegria, desprendimento, surpresa, esperança e o melhor de todos: humor, risos, muitos risos.
Há tiras que o riso é instantâneo, outras requerem tempo de maturação, me peguei dias após ler uma tira de rir pela sacada que não havia entendido antes.
Se você conhece Laerte, aproveite esta enorme coletânea, se nunca leu, vai gostar ou não gostar.
Minha sugestão, foi o que fiz, é ler sem se preocupar, relaxado, sem tentar entender, há coisas rápidas, coisas demoradas e outras de outra dimensão, mas todas geniais.
Adorei o manual do minotauro.
comentários(0)comente



11 encontrados | exibindo 1 a 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR