Cromáticas

Cromáticas




Resenhas - Cromáticas


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Tamy 11/05/2023

Uma leitura rápida! ?
Cromáticas, uma HQ curtinha, contendo 5 pequenas histórias, cada uma passando uma mensagem singular, misturando a fantasia com a realidade.

Uma leitura rápida e que me deixou com um gostinho de saber mais sobre algumas das histórias ??
comentários(0)comente



Emanuel 05/10/2022

Cromáticas
Cromáticas é uma coletânea de cinco contos, a primeira vista sem ligação um com o outro, que tem uma proposta a qual se utiliza cores para ambientar suas histórias.
Por que citei a questão das cores como "proposta"? Bom, as cores não ditam necessariamente uma regra para a história, mas deixam um ar mais convidativo aquela narrativa em si.
Os contos são pequenos dramas cotidianos e trazem boas histórias, tocando em ótimos temas e gerando boas reflexões.

É difícil falar de uma coletânea dessa de maneira genérica, pois cada conto tem sua própria identidade, mas segue breve resumo baseado em meu entendimento:

Em "Neve" temos uma história sobre o ciúme de uma criança com sua mãe. Essa tem uma narrativa baseada em alegorias muito bem feita, diga-se de passagem.

"Blues" trás um drama de uma modelo que constantemente sofre com o seu vazio e, flertando com a possibilidade de acabar com isso da pior maneira, acaba comprando um peixe de veneno mortal. A história nos é contada através da perspectiva do peixe, que acaba se apaixonando por sua dona. Ambos, então, passam a viver um conflito entre seu desejo e sua natureza.

"Pink Neon" é um típico suspense investigativo envolvendo um antigo hotel. Um daqueles contos com o final aberto, mas de um jeito bem elaborado.

"Le Mont Blanc" é uma casual história sobre desejo e consequências, sem muito mais do que explorar. O ponto alto desse conto, em minha opinião, é a paleta de cores. Ah! Esse se passa no Brasil.

Por fim, em "Cinza e Vermelho", acompanhamos um protagonista que se dedica à paixão por ferroramas para escapar dos dramas de uma vida apática. Dependendo da interpretação, essa história da uma piscadela para o primeiro conto.

Uma leitura na qual você pode apenas se divertir e aproveitar uma narrativa fluida entre roteiro e arte com pequenos e bons contos ou pode-se demorar nas poucas páginas e refletir sobre cada contexto. Você escolhe. Em todos os casos vai ter, no mínimo, uma boa leitura.
comentários(0)comente



Paulo Habermann 27/07/2022

A sutileza dos detalhes em cada história...
O quadrinho apresenta cinco pequenas histórias.

Em NEVE, acompanhamos um garoto enciumado que vê em seu brinquedo preferido, um trem elétrico, uma verdadeira tela em branco, capaz de dar asas à sua imaginação e ajudá-lo a livrar-se daquilo que mais odeia em sua vida.

Em BLUES, observamos através do vidro, a linda modelo Zualha, uma mulher marcante e intensa que apesar de tudo, busca aventurar-se nos limites da vida e da morte em um jogo perigoso de sedução, prazer e libertação.

Em THE PINK NEON mergulhamos em um romance policial escrito por um decadente escritor que usa sua realidade como inspiração. Entre mulheres, bebidas e falsas alegrias, um verdadeiro mistério policial ganha vida através da morte.

Em LE MONT BLANC presenciamos o fantástico e inexplicável quando um pequeno, monótono e entediado grupo de turistas se vê preso no tempo em um lugar onde nada parece acontecer.

Em CINZA E VERMELHO descobrimos que a rotina e monotonia podem moldar pensamentos passivos em desejos latentes e vivos, transformando sonhos distantes em algo mais real que a própria realidade.

Simplesmente excepcional...
comentários(0)comente



Henry 06/05/2022

Idealizando a morte
Cromáticas reúne cinco contos curtos, cada um representado por uma cor diferente, que falam sobre a morte, mas de um jeito diferente: não apenas vivida, mas desejada, idealizada...

Dos cinco contos, apenas três funcionaram para mim: "Neve", "Blues" e "Cinza e Vermelho". Todas as histórias possuem uma carga dramática e dependem muito da atenção do leitor para interpretá-las da melhor maneira.

Os desenhos? Satisfatórios, apenas.

Um livro que vai conversar muito com alguns e pouco com outros. Não me surpreendi com nenhum conto, mas curti o desenvolver e a narrativa.

Recomendo, mas sugiro diminuir as expectativas ao embarcar na leitura.
comentários(0)comente



Luí­s Carlos Sousa 07/03/2022

Curto e satisfatório
Com desenhos lindíssimos e narrativas auto-contidas, este lançamento da trem fantasma é um alento de boas, incômodas e inteligentes histórias.

Vale a visita.
comentários(0)comente



Gabriel 01/12/2021

Contos em quadrinhos
Belo trabalho de Zentner e Pellejero. Blues foi uma das histórias mais fantásticas que li. Não sei explicar ainda, mas me tocou profundamente
comentários(0)comente



Isaias.dd 09/11/2021

Cromáticas
Cromáticas, trata-se de uma coletânea que reúne 5 histórias curtas. Com roteiros de Jorge Zentner e desenhos de Rubén Pellejero, estas foram escritas em paralelo ao trabalho “El silencio de Malka”. Movidos pela demora do processo de publicação, e precisando se sustentar, os autores começaram a escrever e ilustrar histórias curtas que pudessem ser publicadas em revistas.

Cromáticas, é um deslumbre ao olhos, com cores vivas, alegres e tristes. Pellejero nos cativa da primeira à última história, com desenhos magníficos, tudo isso alinhado ao roteiro de Zentner, o qual nos entrega narrativas excepcionais, cheias de drama e mistério.

Em “Neve”, acompanhamos Martín, um menino que tem como hobby a paixão por ferrorama, mas a história vai além, mostrando a relação do menino com sua mãe e padrasto, e suas possíveis consequências.

“Blues”, é uma história que trata sobre solidão, tristeza e vidas vazias. Aqui acompanhamos Zualha, uma mulher de beleza exuberante, e aparentemente bem sucedida em sua vida, porém ela sente falta de algo. A peculiaridade desta história é que ela é narrada por um peixe, o qual Zualha comprou em uma loja. O peixe da espécie peixe-leão, é raro e letal, porém se apaixona por Zualha, e entende o motivo pelo qual foi comprado.

“The Pink Neon”, é uma história policial, com influência de filmes hollywoodianos da década de 40-50, e uma pegada noir. Aqui a história se passa em um hotel, o “The Pink Neon” , onde ocorre um assasinato, e se desenvolve uma investigação em busca do culpado.
“Le Mont Blanc”, a cor predominante é o verde. A história é cheia de suspense, com um pé na ficção. Esta história acompanha um grupo de viajantes que faz uma parada em um bar, e ali a história é envolta em mistério e ficção.

“Cinza e Vermelho”, é mais um drama, o qual retrata a vida pacata e sem graça do personagem principal. A história começa em tons de cinza, nos dando a percepção que o personagem leva uma vida sem graça, sendo isso enfatizado pelos seus pensamentos no decorrer das primeiras páginas. A história toma cor, ao final do dia, quando ele chega em casa, e pode descansar, aproveitando o seu hobby, que é o ferrorama. Esta história final, acaba fazendo um elo com a primeira, nos deixando intrigados com a reviravolta.

Confesso que cromáticas, era uma obra a qual eu não tinha expectativa nenhuma. Até pensei em cancelar a assinatura, pois a premissa da HQ não havia me cativado. Porém decidi dar uma chance, e digo que fui muito surpreendido a cada história que ia lendo. Gostei muito do roteiro, a arte, as cores, apesar de serem histórias curtas, não deixam nada a desejar.

A edição da Trem Fantasma, é caprichada, em formato grande 20x28 cm, papel couchê fosco de alta gramatura (115g) e capa dura com verniz localizado. A edição conta com pósfacio e alguns extras.

site: https://vidadecolecionador.com.br/resenhas/cromaticas/
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7