Crônicas da Província

Crônicas da Província




Resenhas - Crônicas da Província


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Guilherme Hosken 28/03/2024

Um faroeste à brasileira.
O livro retrata a dura vida dos brasileiros do interior do país, dominado pelos coronéis e seus jagunços.
A história começa centrada em uma família onde o pai deve entregar sua filha de 15 anos ao coronel. Daí em diante a história vai se desenrolando (cada crônica é separada da outra por alguns anos), novos personagens são apresentados e no final (as últimas 16 páginas é material inédito) tudo é amarrado.
O roteiro é muito ágil e cinematográfico, os diálogos são muito bons e os personagens são muito críveis. A arte e as cores são belíssimas.
A edição está bem caprichada.
comentários(0)comente



Monique 19/08/2023

Crônicas da Província
Crônicas da Província de Wander Antunes e com a arte de Mozart Couto, foi uma parceria entre as editoras Trem Fantasma e Ultimato do Bacon, um verdadeiro resgate de uma obra que é um reflexo (nada positivo) do nosso país.

Esta é uma obra que transcende um histórico de violência no país. Ainda que a história tenha sido lançada originalmente em 1999 e seu final apenas nos tempos de hoje, ela conseguiu o feito de ter se mantido muito atual. Por mais absurdas que possam parecer as situações vividas por esses personagens, hoje ouvimos relatos de acontecimentos semelhantes no interior do país.

“No Brasil interior, onde as terras e as vidas pertencem aos mais fortes, uma vingança se molda como os ventos de um redemoinho."

O quadrinho tem uma narrativa que apresenta como a desigualdade, a violência, eram capazes de desumanizar um povo que já trazia em suas raízes o sofrimento.

Um Brasil na década de 20, onde os grandes fazendeiros se tornavam donos de terra e de pessoas, seu trabalho era honesto, mas precarizado. Quem trabalhava para os grandes senhores, no fim, não tinha poder de escolha sobre a própria vida, tão pouco sobre sua dignidade.

Crônicas da província é violento, como toda história que carrega o peso de uma grande vingança, é necessário controlar o sentimento de frustração sobre os acontecimentos relatados.

No fim, fica a surpresa, e a sensação de que não há banho de sangue que dê fim a séculos de desigualdade, mandatos indevidos, corrupção, e ocultação a todo custo, de qualquer prova que possa levar os grandes senhores de terras e pessoas à devida justiça.

Esta nova versão (2022) é totalmente colorida e possui 16 páginas extras, com um final inédito.

site: https://www.instagram.com/p/CsUmtUyvDLV/?img_index=1
comentários(0)comente



Lisvaldo César 17/06/2023

Uma vingança...O cobrar de uma dívida de morte ou de vida?!
Aplaudida pela crítica, indicada à prêmios... Uma HQ nacional que honra o nome e o legado dos quadrinistas, roteiristas nacionais de HQ... É brasileira, é sucesso, Vale lê, Vale ter, Vale vê....
comentários(0)comente



pordentrodaestoria 08/05/2023

?Crônicas da Província? (edição integral) é o projeto lançado pela editora Trem Fantasma em parceria com a Ultimato do Bacon.

Publicada originalmente em 1998 na revista Vôte!, a obra de Wander Antunes com arte de Mozart Couto foi lançada em três capítulos preto e branco.

Em 1999 foi publicado mais um capítulo inédito, também em preto e branco, pela Via Lettera.

A republicação da Trem com a UB além de totalmente colorida, foi republicada contendo 16 páginas inéditas e novos letreiros e ajustes de texto.

A nova edição também conta com prefácio do jornalista e quadrinista Gilberto Maringoni. Já o posfácio ficou a cargo do historiador Lucas Pimenta. E já antecipo: ambos excelentes textos de apoio que contextualizam muito bem o material.

Sobre a história, ela se passa no interior do Brasil em um local em que um Coronel exerce seu poder por aquela população. O enredo gira em torno das consequências de um grande tiroteio havido por uma briga entre o coronel e a família de um camponês.

Qualquer coisa que eu fale a mais poderá estragar a experiência de vocês. O que posso dizer é que esse primeiro capítulo é genial e já deixa o gancho da curiosidade para sabermos como será o final desta história.

A obra em si desenvolve a passagem do tempo ao longo dos anos, mas a narrativa entre os capítulos se complementa. Sim, meu amigos, aqui a frase ?a vingança é um prato que se come frio? faz todo o sentido!

?Crônicas da Província? é um resgate histórico no cenário nacional. Uma obra que reflete a desigualdade social na formação do Brasil. Uns com muito e outros com tão pouco.

Por fim, as cores são muito bonitas, assim como a arte! A edição também não deixa nada a desejar. São quase 60 páginas em papel couchê de boa gramatura e verniz localizado na capa. Uma experiência diferente que eu gostei muito de conhecer.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR