Boa noite jamais

Boa noite jamais



Resenhas - Boa noite jamais


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Ei, Bora Ler Mais! 10/04/2024

? [RESENHA LITERÁRIA] ?
?? Para os amantes do Punk antigo e de uma vida mais rebelde, esta HQ é perfeita para vocês! A história retrata a realidade da autora e quadrinista Coco Moodysson, precisamente sua adolescência punk nos anos 1980.

?? Coco é amiga das irmãs Klara e Matilda. Todas são adolescentes suecas que resolvem montar uma banda, mesmo sem saber nada sobre música e não tendo nenhum instrumento musical. E é obvio que, pelo estilo delas e pensamentos, seria uma banda de punk. Essa época juvenil das três estreitou seus laços de amizade e marcou suas vidas para sempre.

?? A HQ retrata de forma precisa e única a juventude sueca e a sua cultura, principalmente em se tratando da música. Porém, também vamos ver lados sofridos da vida da Coco, que viveu com a irmã e a mãe, que está sempre namorando alguém novo, dando festas em casa e sumindo durante dias, deixando suas filhas sozinhas em casa. O pai é um estranho, cuja presença é indesejada, porém ele visita as filhas ocasionalmente, mas que Coco deseja que ele vá embora logo e rápido. E, devido à sua família disfuncional, ela encontra companhia e afeto em suas amigas, e o punk é um meio dela para lidar com a revolta e as emoções descontroladas de sua idade.

?? O punk sempre foi considerado como um gênero mal-comportado, que despreza tudo e chuta todos na cara. Mesmo que você não saiba tocar, bastam três acordes para criar uma música. E considerando isso, também bastaram três meninas com muita vontade e um instrumento emprestado para começar a própria banda, o que levou elas para lugares inusitados, conhecendo pessoas novas e, o importante, fazendo com que elas amadurecessem e conseguissem encontrar seus lugares no mundo selvagem.

?? Mesmo que a banda de Coco não tenha dado certo, o que acontece com muitas bandas. Sua vocação para a arte brilhou e encontrou seu caminho no mundo dos quadrinhos. E vemos muito em seu traço a influência punk em cada página, expondo com coragem tudo aquilo que está sentindo ou sentiu no passado.

?? O espírito do punk berra que você vá à luta com coragem, sem censura e sem frescura!
comentários(0)comente



Monique 24/10/2023

Boa noite jamais, é uma história autobiográfica da autora sueca Coco Moodysson, é o primeiro quadrinho da artista publicado aqui no Brasil, e faz parte da campanha Girl Power, da editora Hipotética, que reuniu 3 obras feitas apenas por mulheres, de diferentes lugares. A história narra a adolescência de Coco, Klara e Matilda, três amigas e um sonho: serem astros do Punk Rock! 


A escola era um saco, as famílias descompensadas, e apesar de não saberem tocar, queriam provar que o Punk não estava morto! Essa foi a forma que encontraram de expressar o que sentiam, e colocar para fora suas frustrações e anseios. 


Sem dinheiro nem para comprar cordas, quem dirá uma guitarra, a determinação das meninas era tão grande que faziam de tudo para arranjarem uns trocados, e mesmo sem os instrumentos em mãos, sem a técnica, seu desejo era tamanho que ensaiavam com instrumentos emprestados e movidas pela força de vontade de fazer acontecer.


Vibrei no primeiro contato delas com The Cure, uma das minhas bandas preferidas! Haha


A jornada é sobre amizade e descobertas, os dias nem sempre são os melhores, mas juntas elas conseguem se sair bem de qualquer situação. É bacana ver que elas ainda estavam tentando encontrar seu lugar no mundo, esse processo incluía inclusive a auto aceitação, por isso mesmo um final bem aberto, que mostra que o importante é se divertir no caminho.

 

Os traços bem loucos, a estética fofa e perfeitinha não é o foco aqui, o que deixa tudo mais divertido! A história rendeu um filme, que aqui no Brasil foi intitulado de "Nós somos as melhores" (2013). 


Até a próxima, e Boa noite jamais ??
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR