Primavera de 68

Primavera de 68




Resenhas - Primavera de 68


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Felipe HQs e Mais 17/03/2024

"20 e poucos anos..."
Vou contar um segredo: o nome de Pedro Mauro foi o que me motivou a comprar 'Primavera de 68' na @redesgnhqs. Dono dos desenhos nos faroestes 'Gatilho' e 'O Procurador', Pedro é um artista de mão cheia. Tudo no traço do brasileiro deixa os gibis de western ainda mais incríveis, mas não havia lido nada seu fora do bangue-bangue, até ter em mãos 'Primavera de 68'.

Publicada pela Editora 85, a HQ, original da italiana Sergio Bonelli, com desenhos também de Luca Casalanguida, conta as relações entre seis jovens estudantes italianos, todos com vinte e poucos anos. Sua amizade começa durante as manifestações de Milão, Itália, em 1968.

Vou contar outro segredo: achei que o contexto político seria um entrave pra curtir a leitura, já que não conheço tanto da história do país em forma de bota, muito menos das revoluções que abalaram o mundo nos anos 60. Mas, acredite: o contexto italiano é só um pano de fundo para contar histórias de relacionamentos.

Todos aqui já tivemos nossos 20 anos com sonhos, amores, decepções e bandeiras ideológicas. Queríamos mudar o mundo, lembra? Os anos passam, o peso da vida chega e deixamos seu fluxo nos levar.

Habilmente Gianfranco Manfredi, o autor, nos apresenta os seis jovens italianos durante as ocupações de universidades em 1968. O destino os coloca juntos e uma amizade duradoura surge. E mais habilmente ainda ele salta no tempo, mostrando como os seis estão em 1988, já na meia-idade.

Ótima leitura! 'Primavera de 68', nas palavras do próprio autor, é um "dramedy", "uma obra em que se narram histórias de vida em um tom predominantemente de comédia, mas com pitadas de drama, como acontece na vida real". A leitura é tão boa que você engrena na história dos seis amigos e torce por cada um deles. E aqui vai um último segredo: faltando poucas páginas para o fim (o gibi tem 266), comecei a frear a leitura, com pena de me despedir de Deb, Lina, Pablo, Milo, Toni e Marghe tão rápido. Mas fui surpreendido: a série tem continuação!

Editora 85, chegou sua vez de nos contar um segredo: quando teremos a continuação de 'Primavera de 68' por aqui?
comentários(0)comente



Ricardo.Rincon 12/01/2023

Maravilhoso
O ano nem começou e eu já fiz uma das melhores leituras.
Personagens intrigantes e os desenhos maravilhosos em uma edição muito completa e com textos de introdução maravilhosos.
Na história acompanhamos um grupo de amigos que fizeram parte dos movimentos estudantis de 1968 em Milão na Itália, e também os acompanhamos em outras cidades e até 20 anos depois do ocorrido.
Gosto como o Manfredi introduz cada um dos personagens e gosto de ver como eles ficaram 20 anos depois, com as escolhas que eles tomaram ou deixaram de tomar.
Um quadrinho perfeito para quem quer acompanhar pessoas de verdades em situações históricas.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR