Lâmina Azulada

Lâmina Azulada




Resenhas - Lâmina Azulada


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Borboleta Metafórica 27/03/2024

Na 2° leitura amei
Euclides é um homem prestes a morrer. Mas o barqueiro Severino (tipo Caronte) diz que só vai levá-lo ao mundo dos mortos se ele lhe fizer um favor: derrotar o seu senhor.

Euclides explica que não é mais cangaceiro, que nunca devia ter deixado de ser, pois suas lutas só trouxeram desgraças, por isso não pode ajudar. O barqueiro Severino fica com raiva pela recusa e o amaldiçoa a viver para sempre, com um corpo velho e frágil.

Então Euclides vai atrás de um artefato que o ajude a enfrentar Severino para exigir seu direito de morrer. E, enquanto isso, vamos conhecendo mais do seu passado...

Acho que eu tava com muita coisa na cabeça qdo li pela 1° vez, então me perdi em alguns pontos. Mas qdo li na 2° vez entendi tudo e adorei! E ainda tem mais detalhes da criação da história no final.

E os traços? Gente, que perfeição! Vida longa às hqs nacionais!
comentários(0)comente



Pizza Fernandes 14/06/2023

A história é bem curta mas funciona bem e não passa a impressão de ser algo corrido. A parte mais interessante mesmo é a construção do universo misturando diversas mitologias e influências pra criar uma fantasia regional com cara moderna, respeitando as tradições sem cair em esteriótipos cansados e incorporando elementos de fora na medida certa para que eles tragam um ar de familiaridade sem consumir completamente a identidade da obra.
comentários(0)comente



Maria 07/01/2023

O que tá acontecendo
A história mistura folclore com elementos de mitologia europeia, o que deixa bem envolvente.
Porém tem diversas linhas temporais que vc precisa fzr um quebra-cabeça pra entender
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Claudinei 21/02/2022

Excelente HQ Nacional
Se você não lê quadrinhos nacionais não sabe o que está perdendo, temos excelentes autores e desenhistas que entregam trabalhos que não deixam nada a desejar aos quadrinhos estrangeiros, e esse aqui é um bom exemplo disso.
Sendo descendente de nordestinos já me identifiquei logo de cara com esse trabalho, cresci ouvindo de familiares histórias sobre o cangaço, claro, era o ponto de vista deles, não estou entrando na questão histórica, porém esses guerreiros do agreste eram quase sempre retratados como heróis, e nessa HQ também somos apresentados aos personagens dessa forma.
A narrativa do Luís Carlos Sousa não é linear, ou seja, ela vai se alternando entre presente e passado, funcionando muito bem para situar o leitor, sempre dando sentido à cena atual, fazendo o leitor absorver e entender rapidamente a trama. Outro fator interessante é a mescla de mitos de outras culturas com a nossa, como se fosse uma só e cada região tivesse sua representação da mesma, assim somos apresentados a Euclides, um cangaceiro já nos fim de seus dias, enterrando seu ultimo companheiro, quando esse recebe uma proposta do barqueiro Caronte, que aqui é chamado de Severino, e ao recusar tal proposta, Euclides é amaldiçoado pelo barqueiro a não encontrar a morte, e viver o fardo de carregar dias infindáveis num corpo envelhecido e enfraquecido mas que não poderá encontra o descanso eterno, isso faz com que o cangaceiro parta em busca de um artefato que lhe dará poder para reivindicar a morte do barqueiro, e essa será também uma jornada ao passado cheio de ação e aventura sobrenatural.
Com uma arte de traços incríveis do Rafael Dantas, essa história consegue prender o leitor da primeira a ultima página e no final temos extras que enriquecem ainda mais essa narrativa com muitos personagens cativantes.
Essa é uma obra nacional que além de entregar uma ótima história conta ainda com um trabalho gráfico de qualidade. Recomendo.


site: https://www.instagram.com/leitor1986/
comentários(0)comente



Ana Elisa 13/02/2022

Um misto de acontecimentos
Achei incrível quando o autor me enviou a HQ junto com uma troca aqui do Skoob Plus, não conhecia o trabalho dele e de cara já achei incrível a ilustração, mas ao ler a gente fica mais encantada ainda.

Um misto de acontecimentos e elementos culturais, sociais e históricos, a mitologia que envolve essa história é incrível!

O que um erro do passado, um arrependimento pode fazer em nossas vidas?
comentários(0)comente



Wagner.Nogueira 15/10/2021

"Pesa mais que moedas de ouro!"
"Lâmina Azulada" é uma obra que desafia definições e expectativas, uma obra que consegue ir além e superá-las.

Uma história em quadrinhos que, assim como a cultura nordestina, bebe de histórias ancestrais, mas que emerge com igual dose de originalidade.

Uma novela gráfica em que Luís Carlos Sousa e Rafael Dantas deixam sua marca no ascendente movimento de quadrinistas cearenses que têm lançado seguidas obras autorais de altíssimo nível.

Comprem sem medo e descubram um nordeste mágico! Fantástico!
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR