O psicanalista de robôs

O psicanalista de robôs



Resenhas - O psicanalista de robôs


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Joao366 04/12/2023

O que realmente é o Criador e a Criatura?
Uma novela que ia se tornar um filme, um ótimo filme mas que infelizmente não bateu a meta, mas o livro é excelente, e o mais incrível, é um livro de Ficção Científica que é bem realista, é o que está acontecendo hoje em dia com esse lance de I.A's e tecnologias sencientes, será que realmente eles não são como nós? Conselho: Leia esse livro ouvindo as músicas que dizem nele, dá uma ótima imersão e ele tem muita lição, com gatilhos, mas vale a pena ler sem eu dar nenhum spoiler aqui!
"Deus criou o homem e o homem as máquinas.
Aí o homem matou Deus, o que você acha que virá a seguir ?!?"
4 de dezembro de 2023 às 22:15
comentários(0)comente



Rafael2157 24/09/2022

Cyberpunk existencialista
Adorei o mundo cyberpunk que o Gabriel me apresentou no livro. Realmente me senti imerso com o estilo de leitura que ele decidiu usar. Além do modo de contar com ferramentas como o uso da propaganda, entrevistas e a televisão que é tão recorrente nas histórias do gênero, ele usou a temática de trazer as musicas pro conto, que favorece ainda mais o conteúdo do livro.

Faltou a escrita de "Psicanalista dos Robôs" um pouco mais de refinamento, se pensarmos na imersão cyberpunk dos livros do Gibson, por exemplo, que ambientam tão bem a amargura e melancolia tech que o autor nos apresenta. Essa é talvez a única crítica que eu tenha.

Não vou apontar como defeito negativo a história ser curta, porque talvez o grande mérito dela seja essa sensação de euforia que o personagem principal está passando, então funciona muito bem. Mas ao mesmo tempo o desenvolvimento foi tão polido que poderia sim ser estender numa história maior.

A parte filosófica é bem legal também. Qualquer discussão metafisica de um pensador existencialista eu já fico muito animado de ler.
Da pra refletir com o pensamento nietzschiano que o autor resolveu usar e também se estender para outras, tipo Schopenhauer "[...] O mundo existe para cada pessoa apenas como representação, pois tudo o que percebemos corresponde a uma representação de mundo, que resulta da sensibilidade, do espaço, do tempo e do entendimento."

Sci fi + filosofia não tem erro, top demais
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2