Lavagem

Lavagem




Resenhas - Lavagem


49 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Jackson240784 18/04/2024

Shiko mostra uma história que mistura o fanatismo religioso com a degradação humana. Lavagem é um ótimo título para essa história pois tem duplo sentido. Pode ser em relação a criação de porcos que o marido tem ou a lavagem cerebral.
Nessa história temos um casal que mora em uma espécie de ilha que sempre que a maré sobe eles ficam isolados em casa. O homem é um cuidador de porco que prefere viver com eles do que está ao lado da mulher, tanto é a vivência que ele acaba ficando "parecido" com os próprios porcos que cria (tanto aparência quanto modos). A esposa é uma religiosa que, aparentemente, tem desejos sexuais reprimidos e se sente negligenciada pelo marido. Numa noite, com a maré alta, eles estão jantando em casa e ouvindo a pregação no rádio quando alguém bate a porta.
Um sujeito de preto que tem conhecimento das escrituras e começa a pregar para eles.
A historia vai se tornando cada vez mais estranha, como ele foi parar ali se a maré estava alta? Quem realmente é esse homem? E o que ele quer?
O final é de explodir a cabeça.
comentários(0)comente



Lhyz 19/02/2024

As HQs de Shiko são sensacionais! Breves, ríspidas e reflexivas.
Nessa vemos um trocadilho com o título: Lavagem; aqui tanto pode ser a lavagem dava de alimento aos porcos quanto lavagem cerebral realizada por uma visão acrítica da religião. Incrível. Leia. (+18)
comentários(0)comente



mikael24 02/02/2024

Arte linda
Achei bem pesadinho, a arte é bonita e os enquadramentos são bem interessantes, ajudam a dar mais suspense e tornar a obra mais assustadora
comentários(0)comente



Lady_Miesse 12/01/2024

Violento.
É uma crítica social violenta, bem feita, merecia mais. Adoro qualquer terror que use da manipulação, da superstição religiosa para se construir.
comentários(0)comente



Camilla.Gebara 07/01/2024

Incrível
Achei MUITO bom. Não conheço quase nada de quadrinho, estou começando. A mistura da tipografia com a ilustração criou uma composição muito impactante que me lembra do poder, bíblico e pagão, da palavra. Se o verbo se fez carne e habitou entre nós, neste quadrinho, a força da palavra é que nos toma e habita em nós mesmo depois de terminar esta rápida história.
comentários(0)comente



Victor Daniel 06/01/2024

Viseral
O que parece partir de um delírio ou realmente uma mensagem de Deus traz a tona o desejo de vingança e morte da protagonista
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anniye 25/12/2023

Lavagem
Não esperava nada e recebi tudo, achei muito boa a história e com um fundo importante (a questão de lavagem cerebral religiosa e tals), gostei bastante da ilustração e achei que foi uma boa história de "terror" para começar com o autor.
Vou procurar outros trabalhos pra ler!
Recomendo
comentários(0)comente



Carol749 24/11/2023

Um thriller curto e intenso, bem desenhado e com uma ideia interessante sobre a influência da igreja na cabeça das pessoas
comentários(0)comente



wkwsmoke 12/11/2023

Lavagem
Mto legal, bem curtinha e a história é simples mas não deixa de ser boa, e é claro a arte insana, lindo dms
shiko icone
comentários(0)comente



Greice21 20/10/2023

De comida aos porcos
Em uma região à beira mar, afastada de tudo, vive um casal. Em meio a pobreza, o homem leva seus dias dedicando-se à criação de porcos, enquanto acredita ele, a mulher se encarrega dos poucos ou quase inexistentes afazeres domésticos. Uma Hq, curta mas perturbadora do início ao fim. De início, somos bombardeados com uma possível traição extra conjugal da mulher, quando ela se refere a ir à igreja, como um disfarce para se encontrar com outro homem. Da a entender em dado momento que o marido desconfia da infidelidade da mesma, e deixa claro em suas ações que planeja acabar com a vida da mulher, isso tudo enquanto se vê rodeado dos porcos.Supostamente de volta da "igreja", a mulher encarrega-se das refeições , enquanto adentra a casa, o marido tranca a porta, nos deixando apreensivos de que algo possa imediatamente acontecer. O diálogo é quase inexistente entre o casal, limitando-se a murmúrios, sendo interrompido apenas pelo programa da igreja na televisão. Em dado momento, um visitante inesperado rompe a casa, dizendo-se um representante de Deus, que veio pregar a palavra. Neste momento, apesar das recusas do marido, que não aceita a pregação, a mulher se opõe, e dá espaço ao pregador. No transcorrer da história, as falas do pregador ficam confusas, e entre uma pregação do salmo e outro, ele insinua a mulher que o marido a matara até o fim da noite, caso ela não tome as devidas providências. A partir de então a tensão se instala no pequeno cômodo, e a mulher desacreditada , se vê encurralada pelos dois homens no ambiente, mais a televisão ao fundo. Inesperadamente, o ato se consuma, e detalhado em horrendas cenas, que se encerram a dita "lavagem". Por fim, já não sabemos se houve uma real traição por parte da mulher, se o tal pregador esteve na casa,e se o marido pretendia matar a esposa. No entanto, a televisão permanece o tempo toda vomitando sua influência religiosa.
comentários(0)comente



Bruno Henrique 17/08/2023

Shiko é um MONSTRO desenhando. Nosso sergio toppi, mas o roteiro de lavagem é um pouco simples demais, passando mais longe de três buracos. Ainda assim constrói um mini retrato bem feito de Brasil e violência doméstica sem contar a Lavagem que se faz presente no sentido literal e metafórico, mas falar mais que isso é spoiler
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mari 16/04/2023

Bem, essa é uma leitura bem rápida e até que legal. Entretanto, sendo bem sincera, não era o que eu esperava e no final das contas não entendi o caminho que o autor quis dar às críticas que, creio eu, tentou propor.
comentários(0)comente



Jose 07/03/2023

Pra ser sincero, terror é um dos meus gêneros favoritos quando se trata de filmes e séries, então não foi muita surpresa quando após mergulhar de cabeça nos quadrinhos, eu ser facilmente fisgado por quadrinhos de terror. Lavagem é um grande exemplo disso, escrito e desenhado pelo Shiko, um dos meus quadrinistas nacionais favoritos, e publicado pela Editora Mino, que desde a breve premissa do quadrinho me deixou sedento pra ler numa facilidade imensa.

É impossível fazer uma sinopse super detalhada porque se trata de um quadrinho bem curto, qualquer letrinha a mais que eu disser pode entregar o ouro e estragar a experiência da sua possível leitura, então serei o mais breve possível. Lavagem se trata de um quadrinho de terror e suspense que mostra os acontecimentos de um dia, mais especificamente a noite, em que um casal composto por uma mulher crente, mas lasciva, e seu marido, que prefere muito mais a companhia de seus porcos do que de outro ser humano, após a maré subir, precisam repentinamente dar abrigo a um educado pastor que lhes bate à porta.

Quando falamos em terror, pensamos instintivamente em sustos, mas nos quadrinhos isso é um pouco diferente. O medo é construído continuamente, sofremos muito mais com a tensão do que com um susto, mas não é como se sustos fossem inexistentes nos quadrinhos de terror. Ele ocorre no virar da página, como um “bang” repentino, mas em Lavagem isso acontece pouco. Não faz falta, muito pelo contrário, a tensão suspensa te deixa apreensivo, você não sabe quando vai vir e quando acontece você já está no pico da ansiedade e tu sente o seu coração bater mais forte, é delicioso. É impossível chegar nesse nível sem um bom desenho, e o Shiko é mestre nisso, ele te bota no bolso e você fica lá, só esperando sua hora chegar (metáfora estranha, mas eu me senti assim, posso fazer nada).

No final das contas Lavagem é uma ótima obra, bem curtinha, só 72 páginas, mas que é uma pequena aventura que te deixa com um sorriso no rosto no final das contas.
comentários(0)comente



49 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR