Gen - Pés Descalços #8

Gen - Pés Descalços #8




Resenhas - Gen Pés Descalços #8


6 encontrados | exibindo 1 a 6


thadentrodolivro 01/04/2024

Como não amar Gen
Gen agora com 13 anos. Muita coisa aconteceu na vida dele, mas o que me encanta é ver o quanto ele amadureceu. E agora parte pra uma nova fase na sua vida.
comentários(0)comente



Flavio - @geekcorp303 05/02/2024

Pesado
A cada novo capítulo esse mangá fica ainda mais difícil de ler, Gen é cru e forte, ao mesmo tempo que quando mais leio mais quero saber.
Rodrigo.Macedo 06/02/2024minha estante
Quase não tem alívio para respirar.




Gabriel Farias Martins 28/10/2023

Independência
A história começa com um salto para 1950
Gen está no ginásio e os estudantes conversam sobre a guerra entre Coreias, uma guerra manipulada por assuntos estrangeiros.
Um dos estudantes, Aihara tem opiniões polêmicas e agressivas sobre a origem dos conflitos e a incessante natureza humana em guerrear.
Depois se descobre que ele está com leucemia e revoltado com a vida.
Mas Gen e Ryuta o motivam a lutar por seus sonhos, pois ele tem muito talento como jogador de Basebol (essa é uma edição que fala muito sobre esse esporte..)
Ocorrem algumas conversas pacifistas com o professor Oota e a marcha pela paz em 6 de agosto.
O professor é desligado da escola por perseguições políticas.
Se fala rapidamente sobre a droga "Pon", algo que se tornou um grande problema no Japão da época.
A história segue com Natsue passando mal, ela tem uma apendicite complicada devido a dificuldade de cicatrização, a bomba segue tornando a vida das pessoas dolorosas.
Gen e os outros estudantes optam estudar por conta com o professor Oota.
Infelizmente são impedidos pelo sistema governamental mas a história acaba bem, com o professor Oota motivado a fundar sua própria escola, com o objetivo de mudar o mundo através das novas gerações.
Na sequência, explicações sobre a guerra da Coreia e o envolvimento do Japão em apoio aos Estados Unidos.
No final, Gen descobre que a prefeitura pretende desocupar e demolir sua casa, em meio á esse caos, Natsue foge do hospital e acaba se refugiando na casa de um artesão, pra aprender a fazer uma urna, urna essa que pretende usar para guardar suas cinzas quando morrer, pois não pretende ser apenas um corpo abandonado como tantos outros que havia presenciado.
Gen descobre que seu irmão Kouji está adiando um casamento por conta de seu compromisso em cuidar dele e do irmão Akira, como a casa será demolida, Akira decide seguir sua vida pra Osaka, se tornar um comerciante pacífico e Gen decide seguir a vida com Ryuta e amigos.
E antes de partir, pede pro irmão Kouji se casar e não parar a própria vida por conta dos irmãos.
No final, Gen segue rumo à sua independência.
comentários(0)comente



Krishna.Nunes 13/10/2021

Gen - Pés Descalços é um relato de sobrevivência do próprio autor, Keiji Nakazawa, que vivia em Hiroshima quando a cidade foi devastada pela primeira explosão atômica da história. Nos quadrinhos ele é representado por Gen, um menino esperto, alegre e dono de um caráter inabalável.

A obra deve figurar ao lado de outras que se propuseram a narrar guerras e conflitos - Maus, Persépolis, Gorazde, Palestina, Notas sobre Gaza, O Fotógrafo, etc. - como um dos quadrinhos documentais obrigatórios para quem quer compreender o Século XX.

Na edição encadernada dividida em 10 volumes, o livro 8 narra o ano de 1950. Acaba de explodir a guerra da Coreia, causada pelo descumprimento, por parte da URSS, do acordo de se manter a norte do paralelo 38. Também mostra como há empresários japoneses lucrando com a situação, como sempre ocorre quando há guerra, enquanto a população teme que mais um conflito possa acontecer em território japonês, já que as bases americanas se encontram na ilha.

Além disso, persiste a truculência do domínio americano sobre a população e a política japonesas, dessa vez se evidenciando também no campo ideológico. O expurgo vermelho, como eles a chamam, é uma perseguição sistemática de cidadãos, jornalistas, políticos e intelectuais japoneses cujas ideias não condizem com as imposições americanas. Afinal, "comunistas são malvistos porque só sabem reclamar e exigir seus direitos" e é muito mais lucrativo ter uma população formada por um rebanho de gado dócil e obediente.

Gen e seus colegas aprendem a reconhecer a importância de um professor dedicado a criar uma geração de japoneses que valorizem a paz. Ainda nesse ano, os irmãos de Gen precisam tomar decisões que definirão seus futuros, diante de uma iminente ameaça de despejo pela prefeitura e Gen, ainda com 13 anos, faz planos de se tornar independente.
comentários(0)comente



Gláucia 07/11/2017

Gen Pés Descalços #8 - Keiji Nakazawa
A saga de Gen se inicia em 1950, cinco anos após a explosão da bomba e o Japão vive o medo de se envolver num novo conflito bélico devido à eclosão da guerra entre as duas Coréias divididas, mesmo estando longe de se recuperar da devastação da segunda guerra.
Também conheceremos a realidade do abuso de drogas, como a poderosa e devastadora metanfetamina, recurso desesperado de algumas pessoas a fim de superar a fome e todo o sofrimento consequentes do conflito.
comentários(0)comente



08/09/2017

Todo volume de Gen eu aprendo alguma coisa interessante. No volume 8, por exemplo, fala sobre o consumo de Philipon, que nada mais era que metanfetamina. Philipon (ou Hiripon no japonês) é o nome comercial da droga e que foi muito utilizada entre os soldados japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Com o término da guerra, ainda tinha um excedente que passou a ser comercializado para os cidadãos a preço de banana. Foi muito popular por dois motivos principais: mantinha os trabalhadores no pique durante as várias horas de labuta, mas principalmente, tirava a fome deles. Num país destruído como o Japão no pós-guerra, na qual há uma escassez profunda de alimentos, acaba sendo muito bem vinda uma droga assim.

Esse volume começa entrando na década de 1950 e vai abordar um pouco da Guerra da Coreia e como isso teve impacto no Japão, com oportunistas japoneses enriquecendo loucamente com a guerra no país vizinho.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR