Ariadne 01/04/2022
Entre meados do século XIX até o final da década de 20, o número de crianças imigrantes abandonadas pelas ruas das grandes cidades americanas era absurdo. Com a intenção de tirá-las de uma vida sem perspectivas, e possivelmente miserável ou criminosa, foram criados programas de adoção para encaminhar essas crianças a famílias dispostas a adotá-las.
No papel, a intenção era muito nobre. Trens cruzavam os EUA em direção ao oeste conduzindo as crianças à melhores condições de moradia, educação e, claro, pais religiosos e amorosos (aham). Cerca de 250 mil crianças foram deslocadas dessa maneira, no que é considerada até hoje a maior migração de menores da história.
É nesse contexto que conhecemos os irmãos Jim, Joey e Anna. Abandonados pelo pai, eles são enviados a um orfanato e de lá encaminhados para um dos trens do programa. Embora sejam personagens fictícios, os autores se basearam em muitas entrevistas com os sobreviventes reais do Trem dos Órfãos para traçar essa história.
O trabalho dos autores é primoroso ao contar sobre esse período sem soar didático ou maçante. A arte é incrível, incluindo as cores: quentes para mostrar os anos 20 (período da infância dos irmãos) e frias para mostrar os anos 1990.
Há muitas passagens sem falas, mas que chocam pela crueza dos atos mostrados. Eles anunciavam as crianças como se fossem produtos em uma feira. E os critérios de escolha dos adotantes eram mais absurdos ainda, desde a cor dos cabelos até mesmo olhar os dentes para ver se elas eram saudáveis. Muitos até mesmo reclamavam da falta de meninas na seleção!
Não é preciso que eu diga mais coisas para sabermos o futuro que aguardava a cada uma dessas crianças. Eu não consigo imaginar como deveria ser separado de seus entes dessa forma, obrigadas a deixar tudo que conheciam, incluindo seus nomes.
Infelizmente, poucas foram as pessoas que souberam que fizeram parte de algo tão grande. E menos ainda as que conseguiram se lembrar de sua família de antes. Imaginem quantas vidas esses trens modificaram para sempre
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