O Trem dos Órfãos

O Trem dos Órfãos




Resenhas - O Trem dos Órfãos


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Iasmin 15/10/2020

História muito boa! Tema necessário de ser abordado.
A HQ aborda a história do trem dos órfãos, criado como uma ferramenta para adoção das crianças órfãs no pós guerra, apresenta através da história do personagem as diferentes faces dessa medida e o quanto ela foi prejudicial na vida de muitas crianças.
A história é muito bem construída, o que salva a HQ, pois na minha opinião a ilustração deixa um pouco a desejar (poderia ser mais potente e poética).
comentários(0)comente



Ariadne 01/04/2022

Entre meados do século XIX até o final da década de 20, o número de crianças imigrantes abandonadas pelas ruas das grandes cidades americanas era absurdo. Com a intenção de tirá-las de uma vida sem perspectivas, e possivelmente miserável ou criminosa, foram criados programas de adoção para encaminhar essas crianças a famílias dispostas a adotá-las.

No papel, a intenção era muito nobre. Trens cruzavam os EUA em direção ao oeste conduzindo as crianças à melhores condições de moradia, educação e, claro, pais religiosos e amorosos (aham). Cerca de 250 mil crianças foram deslocadas dessa maneira, no que é considerada até hoje a maior migração de menores da história.

É nesse contexto que conhecemos os irmãos Jim, Joey e Anna. Abandonados pelo pai, eles são enviados a um orfanato e de lá encaminhados para um dos trens do programa. Embora sejam personagens fictícios, os autores se basearam em muitas entrevistas com os sobreviventes reais do Trem dos Órfãos para traçar essa história.

O trabalho dos autores é primoroso ao contar sobre esse período sem soar didático ou maçante. A arte é incrível, incluindo as cores: quentes para mostrar os anos 20 (período da infância dos irmãos) e frias para mostrar os anos 1990.

Há muitas passagens sem falas, mas que chocam pela crueza dos atos mostrados. Eles anunciavam as crianças como se fossem produtos em uma feira. E os critérios de escolha dos adotantes eram mais absurdos ainda, desde a cor dos cabelos até mesmo olhar os dentes para ver se elas eram saudáveis. Muitos até mesmo reclamavam da falta de meninas na seleção!

Não é preciso que eu diga mais coisas para sabermos o futuro que aguardava a cada uma dessas crianças. Eu não consigo imaginar como deveria ser separado de seus entes dessa forma, obrigadas a deixar tudo que conheciam, incluindo seus nomes.

Infelizmente, poucas foram as pessoas que souberam que fizeram parte de algo tão grande. E menos ainda as que conseguiram se lembrar de sua família de antes. Imaginem quantas vidas esses trens modificaram para sempre

site: https://www.instagram.com/p/CbqP9T8Pl9m/
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR