Novo Lobo Solitário #11

Novo Lobo Solitário #11




Resenhas - Novo Lobo Solitário #11


4 encontrados | exibindo 1 a 4


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz 23/10/2021

Visão Geral de Lobo e Novo Lobo Solitário depois de 39 volumes
Termino aqui a leitura desta grande jornada (39 volumes).

QUALIDADE GRÁFICA HORRÍVEL: algo que se aplica a todos os volumes é a péssima qualidade gráfica das edições da editora panini. Encadernação horrível. Os volumes mal abrem. Precisei fazer força para manter os volumes abertos e, com o tempo, meu punho ficava dolorido. Realmente um trabalho porco por parte da editora e da famosa Gráfica São Francisco (já conhecida pela péssima qualidade em seus produtos). O problema somente foi solucionado ao final da série (a partir do volume 22 ou 23).

LOBO SOLITÁRIO - SÉRIE ORIGINAL:

Ao meu ver, a série sofre do que eu chamo de "O Mal dos Clássicos". Muitas vezes, obras são consideradas clássicas e indispensáveis pela sua importância histórica e pelo fato de terem sido revolucionárias às sua época e não pelo fato de serem perfeitas. Acredito que seja o caso de O Lobo Solitário. Não consegui enxergar esta obra prima digna de 5 estrelas da qual tanto ouvi falar. Talvez, por ter sido alvo de um imenso hype, tenha iniciado a leitura com grandes expectativas.

A série, ao meu ver, é regularmente boa e, excepcionalmente, tem seus momentos EXTREMAMENTE intesos, empolgantes e, de fato, dignos de 5 estrelas. Em sua maior parte, é apenas boa. Por ser estruturada em forma de episódios (cada capítulo é uma história diferente), me senti desanimado. Em alguns momentos percebi uma literal descontinuação a ponto de parecer que a história anterior não havia ocorrido e isso me incomodou um pouco.

A trama é simples. Jornada pela vingança. Não há nada demais.

Ao terminar, pensei: "se tivesse cortado a série pela metade, daria no mesmo". No início é interessante ver como Itto usa a presença de daigoro a seu favor, mas, com o tempo, tudo se torna extremamente repetitivo. Mantinha as esperanças de uma mudança bacana nos volumes seguintes, mas nada ocorria.

Ao meu ver, o grande trunfo foi a inclusão pelo autor de elementos que literalmente ensinam o leitor sobre a história e cultura do Japão de diversos temas. O mangá conta com mutias notas explicativas que realmente despertam a curiosidade do leitor.

A arte é belíssima.

NOVO LOBO SOLITÁRIO - CONTINUAÇÃO:

Novo Lobo começa bem ao dar continuidade direta ao útlimo volume da série original, mas, rapidamente, se perde numa tentativa do roteirista de criar uma trama complexa (que, ao final, me pareceu burra) de espionagem cheia de fanservice, mulheres nuas, cenas de sexo e estupro utizadas de forma desnecessária.

O roteirista utiliza com frequência o recurso de uma virada de jogo que, na verdade, não é.: aquela coisa tipo: "ahh, eu na verdade sou um espirão" - "mas eu já sabia que você era um espirão e o induzi a achar que não sabia que você sabia que eu sabia". É REALMENTE RUIM DEMAIS.

A vantagem foi poder ler histórias nas quais Daigoro participa ativamente e não fica mais apenas como um fator secundário.

Enfim, talvez não seja meu tipo de leitura. Quanto ao tema samurai, até o momento, o melhor que li foi Vagabond.

Lobo e Novo Lobo me lembraram, em certa medida, Conan. Eu odeio Conan com todas as forças. Talvez isso tenha afetado meu julgamento.

Recomendo apenas para leitores que não se importam em acompanhar um único personagem numa loga e repetitiva jornada.

Se fosse dar uma nota média, daria 3,5 para os 39 volumes.
comentários(0)comente



Chester 16/09/2021

Fim
"Por tramar com o ancião Matsudaira Izu-no-kami a retomada das terras de Satsuma! Por arquitetar o plano de ataque ao navio da família Shimazu, executado pelos Ushikudonki! Por ter ordenado o assassinato do meu senhor, Mitsuhisa Shimazu! Acuso-o de atos imperdoáveis aos olhos de todos os deuses! Por ter feito Rinzo Mamiya, o chefe dos Ushikudonki e vassalo do governo, se infiltrar em Satsuma, tomando o lugar de Shozaemon Zusho! Por ter conspirado com Izu-no-kami, em seus planos mais bárbaros acuso-o de atos bestiais, indignos de um ser humano!"

Chego ao fim com um questionamento: Até onde o Meifumadou pode levar alguém?
comentários(0)comente



Ricardo Tamanini 16/08/2019

O Solitário Daigoro
Falando no geral da seqüência de Lobo Solitário, ela começa bem, mostrando o impactante final e trazendo todo aquele sentimento de saudosismo. No entanto, no desenrolar dessa nova história, o roteiro oscila entre altos e baixos, boas idéias, e outras nem tanto. Na parte da arte, observa-se que o novo desenhista se aproxima muito do que era apresentado em Lobo Solitário, contudo, a diagramação acabou muito "quadrada", não impressionando tanto. Observa-se também algum cuidado na exposição de imagens, mas peca pelo abuso de outras. Enfim...um mangá interessante, que nos pega mais pela saudade, e com isso não se aproxima do impacto de seu original.
Uma reflexão: Para quem já leu todo o Novo Lobo Solitário, se o personagem de Daigoro fosse substituído por um órfão de nome qualquer, a história do mangá seria tão boa assim?
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR