Quatro Vozes

Quatro Vozes Carlos Drummond de Andrade


Compartilhe


Quatro Vozes





A meio caminho entre a literatura e o jornalismo, a crônica adquire qualidades de pemanência, fugindo da tendência para o efêmero que lhe poderia conferir o próprio veículo utilizado - o jornal ou o rádio.
Por isso mesmo, é preciso salvar da transitoriedade do jornal ou do rádio a duradoura qualidade estética da crônica, principalmente num país de tão esplêndidos cronistas como o Brasil.
O presente volume constitui um desses atos de salvação para bem da literatura e alegria dos leitores de livros. As crônicas que o formam foram lidas ao microfone da Rádio Roquette Pinto numa iniciativa cultural que fez época e atraiu milhares de ouvintes. "Quatro Vozes" renova, prolonga e amplia o prazer estético desses momentos de puro contentamento intelectual.
Reúnem-se nele algumas das vozes mais elevadas e consagradas da crônica brasileira: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - CECÍLIA MEIRELES - MANUEL BANDEIRA - RACHEL DE QUEIROZ.
Aliás, a existência do cronista nas páginas do jornal é uma característica da imprensa brasileira.
Nossos cronistas são também contistas, romancistas e poetas. Que o leitor não se surpreenda ao encontrar na crônica a história do conto, o drama do romance ou a leveza do poema.
O cronista é livre. Navega ao sabor das suas inclinações e desejo. Fala da "Princesa e o Pirata", "Conversa de Passarinho" ou "Mãe", como Rachel Queiroz. Ou sobre "A Rua da Alegria e Outras Ruas", "A Morte do Rouxinol" e "Kennedy", como Manuel Bandeira. Ou "Compras de Natal", "S. Jorge e o Dragão", "Um Cão Apenas", "O Fim do Mundo", de Cecília Meireles. E Carlos Drummond de Andrade fala de "O Mar Visto Uma Vez", "Um Dia a Casa Cai", "Cantando Para Si Mesmo", "A Noiva da Loja de Calçados".
Uma seleção das melhores crônicas para uma leitura enriquecedora e fascinante.

Crônicas / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (2)

ver mais
Quatro Vozes
Quatro Vozes

Similares


Resenhas para Quatro Vozes (3)

ver mais
on 8/9/23


Finalizei na tarde do dia 03 de setembro a leitura do livro Quatro Vozes e eu gostei das crônicas de Rachel de Queiroz, de Cecília Meireles e de Carlos Drummond de Andrade. Não gostei das crônicas de Manuel Bandeira, que me pareceu um direitista racista, que, eu soube, deixou de fora do seu livro Apresentação da Poesia Brasileira, que apresenta os melhores poetas brasileiros, na opinião dele, aos leitores estrangeiros, o nome de Luiz Gama. Fico pensando se teria deixado de fora também ... leia mais

Vídeos Quatro Vozes (2)

ver mais
Livro: Quatro Vozes.

Livro: Quatro Vozes.

Livro: Quatro Vozes.

Livro: Quatro Vozes.


Estatísticas

Desejam2
Trocam3
Avaliações 3.6 / 41
5
ranking 24
24%
4
ranking 32
32%
3
ranking 34
34%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

27%

73%

Viinix
cadastrou em:
04/12/2015 20:07:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR