Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis


Compartilhe


Quincas Borba (Bom livro)





Quincas Borba é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim na revista A Estação, entre os anos de 1886 e 1891 para, em 1892, ser publicado definitivamente pela Livraria Garnier. No processo de adaptação de folhetim para livro o autor realizou algumas mudanças mínimas, mas significativas.

Seguindo Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), este livro é considerado pela crítica moderna o segundo da trilogia realista* de Machado de Assis, em que o autor esteve preocupado em utilizar para criticar os costumes e a filosofia de seu tempo, embora não subtraia resíduos românticos da trama. Ao contrário do romance anterior, no entanto, Quincas Borba foi escrito em terceira pessoa, a fim de contar a história de Rubião, ingênuo rapaz que torna-se discípulo e herdeiro do filósofo Quincas Borba, personagem do romance anterior, e que, sendo enganado por seu amigo capitalista Cristiano e sua esposa Sofia, paixão de Rubião, vive na pele todo o fundamento teórico do Humanitismo, filosofia fictícia daquele filósofo.

Quincas Borba, de fato, foca-se melhor nos temas secundários do romance anterior. Estes incluem uma paródia ao cientificismo e ao evolucionismo da época, bem como ao positivismo de Comte e à lei do mais forte, uma adaptação da seleção natural de Charles Darwin a nível social. O livro tem recebido vários estudos e interpretações ao longo do tempo, sobretudo sociológicos, que o consideram um romance que trata principalmente da transformação do homem em objeto do homem e a sua "coisificação". Quincas Borba, um dos que mais interesse têm despertado em novas edições e traduções para outras línguas, está entre os principais livros da obra machadiana.



* A crítica moderna chama de trilogia realista os três romances que marcaram um novo estilo na obra de Machado de Assis, a saber Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899), e que decisivamente também inovaram a literatura brasileira, introduzindo o Realismo no Brasil e precedendo outros elementos da literatura contemporânea.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (91)

ver mais
Quincas Borba (eBook)
Quincas Borba
Quincas Borba
Quincas Borba

Similares

(124) ver mais
A mão e a luva
Esaú e Jacó
Ressurreição
A carteira

Resenhas para Quincas Borba (1.103)

ver mais
Percorrendo o caminho da loucura
on 21/12/10


Da ganância à loucura. Será q Rubião tinha em Barbacena, uma vida mais vazia do que no Rio?? Não creio. Lenta e gradativamente Assis narra o como o pobre e ingênuo Rubião perde a sanidade, e ganha uma bela "crise mental". Nessa trajetória, Assis não nos poupa de críticas contra a sociedade hipócrita, medíocre, cheia de vaidade, vazia de valores. Impossível simpatizar com quaisquer personagem. Talvez, um pouco, com D.Fernanda. A única que demonstrou o mínimo de compaixão. E Quincas ... leia mais

Vídeos Quincas Borba (6)

ver mais
QUINCAS BORBA, de Machado de Assis

QUINCAS BORBA, de Machado de Assis

QUINCAS BORBA - Machado de Assis (ANTOFÁGICA, 2021)

QUINCAS BORBA - Machado de Assis (ANTOFÁGICA,

Quincas Borba - História, Resenha e Análise

Quincas Borba - História, Resenha e Análise

livro: Quincas Borba um romance escrito por Machado de Assis

livro: Quincas Borba um romance escrito por M


Estatísticas

Desejam812
Trocam322
Avaliações 3.8 / 17.573
5
ranking 32
32%
4
ranking 38
38%
3
ranking 24
24%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

27%

73%

Pedro
editou em:
01/03/2023 14:37:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR