Quintiliano Gramático

Quintiliano Gramático Marcos Aurélio Pereira


Compartilhe


Quintiliano Gramático


O Papel do Mestre de Gramática na Institutio Oratoria




Quintiliano gramático visa apresentar e comentar os “capítulos gramaticais” do primeiro livro da Institutio oratoria (“A formação do orador”), uma das obras-mestras da Retórica latina a chegar até nós. Neles, Quintiliano (ca. 30-96 d.C.) trata especificamente das funções do grammaticus, o profissional a quem cabia ministrar ao futuro orador, na antiga Roma, conhecimentos relativos ao “bom” uso da linguagem, partindo do estudo daqueles textos onde ela melhor se realizava – os textos poéticos, históricos e oratórios –, cuja explicação também era sua incumbência.
Partindo de um exame da concepção de linguagem dos antigos, fundada numa reflexão filosófica depois transformada em disciplina gramatical, o trabalho procura focalizar o próprio conteúdo da obra de Quintiliano, cujo papel na história dos estudos lingüísticos posteriores costuma ser ignorado.
Destinado aos estudiosos da Gramática e da Retórica, mas também a todos aqueles que se interessam pela Antigüidade de modo geral e pela linguagem e seu estudo em particular, o trabalho resulta de uma dissertação de Mestrado, apresentada em abril de 1997 ao programa de pós-graduação em Letras Clássicas da FFLCH-USP. Seu autor é, atualmente, professor de latim do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Edições (1)

ver mais
Quintiliano Gramático

Similares

(1) ver mais
Antologia da Eloqüência Universal

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Flávio
cadastrou em:
15/04/2012 22:06:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR