Reencantar a Ciência, Reinventar A Docência é um convite para assumirmos a multiplicidade de narrativas da cultura que temos diante de nós, uma vez que a insuficiência da ciência clássica, cartesiana, já não mais dá conta de explicar os complexos fenômenos de um mundo incerto e irregular que não obedece a padrões pré-estabelecidos.
A autora discute, de forma ousada e corajosa, diferentes temas ao sair da sua zona de conforto para assumir a zona de risco e dialogar com outras áreas de conhecimento, de modo a reduzir a fragmentação dos saberes. Trata sobre imprintings biológicos e culturais que recebemos ao longo da nossa formação profissional, responsáveis pelas diversas identidades que assumimos na vida; discute sobre a importância de desconstruir os discursos que recebemos como prontos e acabados; fala dos desafios e riscos diários da profissão docente e da missão hercúlea para formar professores em uma sociedade globalizada; alerta para a importância do exercício permanente da leitura no métier acadêmico e da abertura para o novo; se refere à transição dos modelos paradigmáticos na educação e do método autobiográfico como um acionador das memórias individuais e sociais; ressalta a importância do diálogo com colegas de áreas distintas e complementares do conhecimento, de modo a deixar a zona de conforto disciplinar e rever valores, conceitos, visões de mundo.
Biologia / Educação