Reforma Psiquiátrica

Reforma Psiquiátrica Izabel C. Friche Passos


Compartilhe


Reforma Psiquiátrica (Loucura & Civilização)


as experiências francesa e italiana




As instituições psiquiátricas brasileiras são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como das mais avançadas do mundo. Tais entidades vêm passando por mudanças desde sua criação, há pouco mais de duzentos anos. Com o advento da Reforma Psiquiátrica, essas mudanças têm sido discutidas e questionadas com base nas experiências ocorridas em outros países. O conteúdo desse livro analisa dois grandes modelos de reforma pioneiros: o francês estatizante de setor e o italiano socializante. A psicoterapia institucional francesa, do Hospital La Borde - no Vale do Loire -, suscitou relevantes debates sobre a nova clínica da atenção psicossocial. Já a psiquiatria democrática italiana, originária de Trieste, com Franco Basaglia, teve desdobramentos em grande parte da Itália e em diversos lugares do mundo. A autora discorre tanto sobre aspectos favoráveis e desfavoráveis dos modelos citados como também da loucura (que inspira a teoria e a prática dos modelos e seus estabelecimentos).


Os estudos sobre loucura, processo saúde/doença mental, reforma psiquiátrica, subjetividade e comportamento humano conformam um vasto campo de conhecimentos que tem sido objeto de inúmeras áreas de saber. A natureza das questões envolvidas fazem deste campo um dos mais interdisciplinares e complexos dos tempos atuais, tamanha a diversidade de disciplinas que dele se ocupam (antropologia, sociologia, história, filosofia, psicanálise, psicologia, psiquiatria, dentre outros), e que, não obstante, requerem ainda permanentes rupturas nas fronteiras e territórios de tais saberes. No Brasil, principalmente nos últimos anos, tais estudos vêm merecendo uma atenção e um debate visivelmente crescentes. Não apenas nos centros acadêmicos, mas também no âmbito dos serviços e da cultura, na medida em que nosso país vem sendo palco de um dos mais importantes processos de transformação na área de saúde mental. A coleção Loucura & Civilização propõe-se a contribuir nesse debate e nessa produção, reunindo livros e coletâneas dos mais expressivos autores nacionais e internacionais que têm como objetivo não apenas qualificar o debate e a produção teórica, mas também a construção de novas formas sociais e técnicas no lidar com a loucura, a doença mental e o sofrimento humano.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
Reforma Psiquiátrica

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

Marcelo L.
cadastrou em:
06/04/2020 03:26:42
Marcelo L.
editou em:
06/04/2020 03:32:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR