Relações Internacionais

Relações Internacionais Carlos Pio


Compartilhe


Relações Internacionais


Economia Política e Globalização




Este livro de Carlos Pio preenche um importante vazio no campo da economia política internacional em língua portuguesa. Carlos Pio é um dos mais brilhantes professores brasileiros de Ciência Política e Relações Internacionais da geração formada no período do pós-Guerra Fria. A literatura predominante de relações internacionais em língua portuguesa não dá suficiente importância ao fato de que a economia liberal de mercado tornou-se, desde 1989, o único modelo viável para qualquer país que queira trilhar o caminho do progresso material. O livro de Pio mostra, com grande rigor conceitual e analítico, como funciona essa economia de mercado. Com base nos grandes pensadores da economia política (Smith e Ricardo), o autor explica com muita clareza os principais conceitos que nos permitem entender o mundo atual: incerteza, escassez, utilidade, produtividade, eficiência, preferências individuais, ação coletiva, bens públicos, grupos de mercado, grupos políticos, inovação tecnológica, falhas de mercado, comércio internacional, vantagens comparativas, liberalização comercial, regime cambial, internacionalização econômica.

A grande expansão dos cursos de Relações Internacionais, nos últimos anos, gerou a necessidade deste livro, para que os estudantes possam compreender como os Estados e os atores não-estatais operam numa estrutura profunda, constituída pela economia global de mercado, estrutura essa que é produto da emergência dessa economia em luta contra as várias economias baseadas no trabalho forçado, entre os séculos XVI e XIX, e de uma gigantesca batalha vitoriosa contra as diversas economias de planejamento centralizado, durante o século XX (fascismo, comunismo e nacionalismos da periferia).

Com a leitura deste livro, os estudantes de relações internacionais poderão compreender por que a construção de uma economia de mercado vem sendo o único caminho para as diversas economias nacionais (Europa ocidental, Ásia, Europa oriental e América Latina) se inserirem com sucesso na globalização.

Edições (1)

ver mais
Relações Internacionais

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
12/06/2014 01:42:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR