Remorso

Remorso Newton Sampaio; organização Luís Bueno


Compartilhe


Remorso


Ficção dispersa




Algumas opiniões da crítica brasileira sobre NEWTON SAMPAIO
Recebi hoje o livro póstumo do jovem escritor paranaense, um livro de contos simples, rápidos, admiráveis. Bem o espelho do que foi na vida Newton Sampaio: vivo, trepidante, inteligentíssimo Com Irmandade temos Newton Sampaio sempre presente. Seu nome não será esquecido. E um verdadeiro contista (Marques Rebelo, Dom Casmurro, Rio de Janeiro, 1938)

Newton Sampaio, autor de páginas tão expressivas do humor amargo e ridículo das coisas, como "O botequim", tão natural em sua dicção.. (Mário de Andrade, Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 1939)

As histórias de Newton Sampaio trazem sempre um pedaço de vida. Não acabam bem nem mal. Têm o estranho sabor da novidade. Acabam como deviam acabar. Tal como a própria vida. (A Pátria, Rio de Janeiro, 1939)

Era o regionalismo sulino, o dos sertões paranaenses, em simetria e tácita rivalidade com o chamado "do Nordeste", todo ele escrito no Rio de Janeiro. A diferença essencial está em que Newton Sampaio, com agudo instinto de observação e simpatia humana, não deixou que as ideologias políticas lhe contaminassem a obra de ficcionista. (Wilson Martins, Gazeta do Poro, Curitiba, 2001)

Contos

Edições (1)

ver mais
Remorso

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Biblioteca.Lindaura
editou em:
05/09/2018 14:33:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR