Responsabilidade social - Das grandes corporações ao terceiro setor revela ao leitor a teoria e a prática de um assunto que tem gerado polêmica: a preocupação das empresas em tomar atitudes socialmente responsáveis e o crescimento explosivo do terceiro setor, no Brasil e no mundo.
Com clareza, objetividade e reflexão crítica, Ilana Goldstein oferece um painel abrangente das mudanças históricas que explicam e contextualizam a importância do terceiro setor e da responsabilidade social empresarial nos dias de hoje. Apresenta e discute os conceitos fundamentais dessas áreas e mostra como elaborar, gerir e avaliar projetos de âmbito social, ambiental, cultural e educacional. Assim, contribui para a formação de profissionais críticos, éticos e reflexivos, mais preparados, portanto, para enfrentar os desafios e as contradições da gestão social no mundo contemporâneo.
O livro conta ainda com a análise de casos reais de boas práticas de responsabilidade social de empresas, associações e empreendedores, mostrando que ideias criativas, flexibilidade e parcerias sólidas valem tanto quanto (ou mais que) os recursos financeiros para o sucesso de uma iniciativa.