Revista de História da Biblioteca Nacional

Revista de História da Biblioteca Nacional vários


Compartilhe


Revista de História da Biblioteca Nacional


Nazismo no Brasil




As imagens são notórias: Hitler, e seu famoso bigode, regendo uma multidão entusiasmada e obediente, enquanto desfilam colunas e mais colunas de soldados. Também nos lembramos do continente europeu sendo dominado e de 6 milhões de judeus condenados aos fornos dos campos de concentração. Não surpreende que o Nacional Socialismo, abreviado e mais conhecido como nazismo (de nazi, as duas primeiras sílabas de Nazional), tenha se tornado sinônimo do mal.

Porém, não são muitos os que se recordam da popularidade do nazismo fora da Alemanha. Num período em que a democracia foi chamada de “ilusão perigosa”, os fascismos se espalhavam a tal ponto que países como Austrália e Canadá tiveram seus próprios partidos simpatizantes com a causa alemã. Na Itália, o fascismo triunfara em 1922. Na década seguinte, regimes autoritários se espalharam por todos os lados, fazendo do nazismo apenas o exemplo mais notável.

Neste dossiê, o leitor encontrará um cenário pouco revelado e mais perturbador: o Brasil nazista. O desolador cenário da democracia na década de 1930, o sucesso da publicação do livro de Hitler por uma editora do Rio Grande do Sul e a descoberta de uma fazenda no interior de São Paulo que, inspirada em teorias raciais, escravizou crianças órfãs (na maioria negra). Em vez de pensar que “o trabalho liberta”, como os nazistas estampavam em seus campos de concentração, é melhor afirmar que a memória salva.

Edições (1)

ver mais
Revista de História da Biblioteca Nacional

Similares

(3) ver mais
Revista de História da Biblioteca Nacional - Nº 111
Clio
Clio Especial

Resenhas para Revista de História da Biblioteca Nacional (1)

ver mais
Tristeza é essa revista não existir mais
on 21/3/22


Triste, essa revista não existe mais, uma revista que revelou tanta coisa, trouxe debates importantíssimos, como este, o da infiltração nazista no Brasil. Nosso país, não estive livre da contaminação putrefata desse esgoto europeu. O nazismo é a Europa sem máscara. E a falta dessa máscara espalha o vírus do seu verdadeiro eu, pelo mundo. E nem no país da "democracia racial" (kkkk) ficou livre do nazismo. E hoje ainda não está livre, vide Bolsonaro.... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 4.2 / 16
5
ranking 38
38%
4
ranking 44
44%
3
ranking 19
19%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

36%

64%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR