Edição 194 - 2013
Gestão
Cidade adentro
Ainda faltam planos e conselhos municipais de educação nos municípios
Pressão da globalização
Escolas que se propõem a educar crianças em dois idiomas se multiplicam e atraem cada vez mais público; a exigência do mercado de trabalho é o principal motivo citado para a expansão
Formação Docente
A crise da forma
Discussões contemporâneas a respeito da didática esbarram em temas como a produção acadêmica ante a realidade nas escolas, a formação dos novos docentes e a falta de investimentos na educação
Números para o raciocínio
As atividades didáticas devem ser desenvolvidas com foco na construção de ideias matemáticas, e não com a mera reprodução de conhecimento
O despertar da cultura escrita
O maior desafio para o ensino de línguas hoje é fazer das escolas ambientes de vivência, em que ler e escrever faça sentido para toda a comunidade escolar
Por uma alfabetização científica
O método científico não deve ser entendido como conhecimento exclusivo dos pesquisadores; pode ser explorado pelos professores desde a educação infantil
Todos são sujeitos da história
O desafio é fazer com que professores e alunos entendam que saber história é saber narrar a si mesmo e ao outro numa perspectiva temporal
Políticas Públicas
Mais um vínculo
A obrigatoriedade da presença de psicopedagogos nas escolas públicas de São Paulo abre a discussão para o apoio necessário à escola na mediação de conflitos
Reportagens
Aprender é uma prisão?
Entre o professor carcereiro e o aluno aprisionado, vale a pena pensar para transcender?
Elemento surpresa
Ricardo Azevedo retrabalha ficção que tem o início da vida adulta como um dos temas
Escolas são pessoas
Entre a Gávea e a Rocinha, o Gente poderá contribuir para um re-ligare essencial
O berço do homem americano
Estudos arqueológicos realizados no Piauí derrubam a teoria de que os primeiros habitantes chegaram no continente 15 mil anos atrás
Os slogans na educação
O que era para ser um símbolo passa a ser visto como verdade literal
Uma ideia na cabeça...
E plataformas de financiamento coletivo viabilizam projetos sobre novas propostas educacionais no Brasil e no mundo
Imagem & Som
Mosaico
Entrevistas
Sob uma nova cultura
Edith Ackermann, psicóloga, discípula de Jean Piaget e pesquisadora da relação entre educação e novas tecnologias do MIT, diz que as crianças ganharam um novo suporte mediador da aprendizagem. E que isso não é ruim