São Paulo: paisagens sonoras (1830-1880)

São Paulo: paisagens sonoras (1830-1880)



PDF - São Paulo: paisagens sonoras (1830-1880)


Quais são os sons que ecoavam pela São Paulo do século XIX?

Resgatar a história desta cidade mutante não é uma tarefa banal. No CD "São Paulo: paisagens sonoras" (1830-1880), a cantora e pesquisadora musicológica Anna Maria Kieffer realizou um árduo trabalho de garimpo acerca do cotidiano sonoro da cidade. No emblemático período entre 1830 e 1880, é possível perceber a transformação de um vilarejo tímido com suas janelas cobertas por gelosias, em uma cidade que começa a se abrir ao novo, trazendo o germe do que seria seu cosmopolitismo atual.

Um grande painel sonoro da capital entre 1830 e 1880, seguindo sua transformação a partir de um vilarejo de tropeiros, passando a importante centro de estudantes e chegando à beira da expansão industrial, urbanística e cultural que a caracterizará a partir da década de 1880. Neste recorte, são abordadas cantigas de rua, pregões, cantos de trabalho, música composta e executada pelos estudantes do Curso Jurídico (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) e seu círculo (muitas vezes integrado por importantes compositores do período) com textos de colegas que foram alguns dos mais representativos poetas do Romantismo. Além disso, são ressaltados os movimentos abolicionista e republicano, os modelos culturais trazidos pelos primeiros imigrantes europeus e a formação de clubes musicais que contribuíram para a maior internacionalização da prática musical no período.





São Paulo: paisagens sonoras (1830-1880)

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR