Contaram-me e conto para vocês uma lenda do povo caiapó / A discussão do Ensino Antigo com o Ensino Moderno (Cordel)

Contaram-me e conto para vocês uma lenda do povo caiapó / A discussão do Ensino Antigo com o Ensino Moderno (Cordel)



Resenhas - Contaram-me e conto para vocês uma lenda do povo caiapó / A discussão do Ensino Antigo com o Ensino Moderno (Cordel)


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 14/07/2021

Em verdade, a obra apresenta três cordeis, com cunho didático sobre os temas tratados, sugeridos pelos autores para jovens estudantes

"Contaram-me e conto para vocês uma lenda do povo caiapó"
Li em outro momento, o cordel evoca a valorização da Literatura Brasileira e dos povos indígenas (aspectos que o cordelista considera desconhecidos pelas novas gerações em sua história e representatividade).

"Josafá de Orós, um escravo do verbo criar"
Óbvio que é uma homenagem, do cordelista pernambucano Manoel Monteiro (autor também do cordel anteriormente citado) ao artista plástico Josafá de Orós (criador da xilogravura da capa, renomado nessa arte).

"A discussão do Ensino Antigo com o Ensino Moderno"
O cordel mais interessante, com paralelos de cunho prático. O que mais chamou minha atenção foi de TRADICIONAL, do Ensino Antigo, com INTERACIONALISTA, do Ensino Moderno. A razão? Embora conhecesse o sentido, desconhecia a segunda palavra em destaque, que refere-se à aprendizagem de interação entre o individuo e o meio, que o influencia em processo contínuo de muitas maneiras (cultura, igreja, família, política, sociedade, etc e tal). O cordel é do paraibano Afrânio Gomes de Brito.
Pena que é curtinho, daria pano para muita manga em leitura aprazível e edificante.

Leitura em Macapá, nos idos da vacinação contra a covid...
Hoje fiz 8 km em 58 minutos na academia... Tô melhorando meus limites...


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR